A escritora Roseana Murray, atacada por três cães da raça pitbull em Saquarema, na manhã desta sexta-feira (05), perdeu o braço direito e uma das orelhas. O braço esquerdo foi reconstituído, assim como o lábio. O estado dela é grave.
Davidson Riberiro dos Santos, um dos donos dos cachorros, foi preso por receptação de uma moto roubada e maus-tratos aos animais. Outras duas pessoas que moravam na casa também foram detidos. Segundo o delegado titular da 124ª DP (Saquarema), André Luiz Salvador, o espaço onde os cães ficavam era pequeno, insalubre e os pitbulls estavam delibitados e estressados.
Os agentes foram ao local para realizar uma perícia e encontraram o veículo com a numeração do chassi modificada e a do motor comprimida. Ele foi preso em flagrante por maus-tratos aos animais e adulteração.
De acordo com o veterinário Kaio Ferreira, os animais já estão sob os cuidados da prefeitura e passaram por atendimento médico. Eles estavam abaixo do peso, mas são saudáveis, dóceis e tranquilos. Eles foram levados a um canil, e serão castrados, micro chipados e podem ir para adoção a depender de como siga o processo dos tutores.
Ataque durante caminhada
Roseana era vizinha de Davidson e foi atacada pelos cachorros na rua onde eles moram, quando fazia sua caminhada matinal, por volta das 6h. Segundo vizinhas, ela foi mordida e arrastada por cerca de cinco metros. Com os braços e cabeças bastante machucados, ela foi encaminhada de helicóptero para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo. Ela segue internada na UTI em estado grave após as cirurgias de amputação e reconstrução.
Roseana Murray é formada em Literatura Francesa pela Aliança Francesa, Universidade de Nancy Começou a escrever poesia para crianças no começo dos anos 1980. Atualmente, é poetisa e escritora de obras infantojuvenis, com uns 100 livros publicados.
Outros casos
De acordo com dados do Hospital Estadual Alberto Torres, nas últimas três semanas oito crianças e dois idosos deram entrada na unidade atacados por cachorros.
As vítimas foram mordidas em Niterói, São Gonçalo, Magé, Araruama e Cachoeiras de Macacu. Duas crianças ainda continuam internadas e os demais já receberam alta.
Lei proíbe pitbulls soltos na rua
A Lei Estadual nº4.597, de 16 de setembro de 2005, determina que os cães considerados mais ferozes, como pitbull, fila, doberman e rotweiller, devem ser castrados a partir dos 6 meses de idade e só podem circular em áreas públicas com focinheira e sendo guiados na coleira por uma pessoa maior de idade.
Em praias, a circulação é vetada mesmo com focinheira e coleira. É proibido deixa-los soltos em qualquer hipótese. O descumprimento da lei prevê multa de quase R$ 23 mil reais e apreensão do animal em casos reincidentes.