Depois de selecionar — a duras penas — os 52 candidatos que disputarão as eleições pelo PSD, o ex-deputado federal Luiz Carlos Ramos do Chapéu, conhecido na política como o mago das nominatas, começou a semana com mais uma missão difícil.
Por determinação de Eduardo Paes, vai conversar com aspirantes que ficaram de fora e levá-los a reforçar as listas do PSB, PDT e Cidadania — partidos que formam a aliança pela reeleição do prefeito.
Para tirar da sua cartola os candidatos e acertar a distribuição de forma que atenda às necessidades dos aliados e dos próprios postulantes, Ramos convocou seus fiéis escudeiros Sávio Franco e Luiz Cadorna.
“Como temos muitos candidatos para poucas vagas, vamos ajudar os amigos. Mas temos que ver onde se encaixam melhor e para onde querem ir. A decisão é dos políticos, depende das afinidades ideológicas entre eles e as siglas”, explicou o homem do Chapéu.
Não vai faltar material humano. Pelos cálculos dos dirigentes do PSD, o partido tem cerca de 130 marinheiros de primeira viagem, sem espaço para entrar na disputa.