A EcoRioMinas liberou às 17h58 o trecho de serra da BR-116/RJ, que liga o Rio de Janeiro a Teresópolis. Os dois sentidos foram totalmente interditados às 15h28 por precaução, devido às fortes chuvas que atingem a Região Serrana.
Já a subida da Serra de Petrópolis, no sentido Juiz de Fora da BR 040, continua totalmente interditada a partir da praça do pedágio de Duque de Caxias (km 102), segundo informe da Concer emitido às 16h40.
Equipes da concessionária atuam em diversos pontos da pista de subida, com quedas de árvore, deslizamento de terra e de pedras.
De acordo com informativo das 17h57, não há previsão de liberação e nem de reabertura da praça no sentido Juiz de Fora. Motoristas contam com opção de retorno.
A pista de descida está operando, mas há uma interdição parcial no km 88 devido à queda de uma árvore.
O município de Petrópolis é um dos mais afetados pelo temporal. Todos os protocolos de risco já foram acionados pela Defesa Civil. O Rio Quitandinha transbordou e sirenes tocaram em diferentes pontos do primeiro distrito.
Até as 17h, a Defesa Civil atendeu quase 50 ocorrências, ainda não há registros de vítimas fatais. Foram pelo menos 12 deslizamentos de terra que atingiram imóveis, nove árvores caídas e quatro afundamentos de pistas.