O abastecimento de água em regiões atendidas pelo Sistema Guandu pode ser afetado na próxima terça-feira (24) por uma vistoria interna realizada pela Cedae. A companhia de saneamento vai inspecionar as redes que compõem o sistema. A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu vai funcionar com só 50% da capacidade.
A vistoria acontece entre 4h e 22h. Técnicos da Cedae vão testar tubulações, ventosas e outros equipamentos das redes que iniciam o bombeamento da água tratada. Para apurar se os itens estão funcionando da forma correta, a companhia precisa reduzir o fluxo de água que passa pelo sistema.
A produção será retomada de forma gradual a partir das 22h, mas o serviço pode demorar um pouco mais para ser plenamente restabelecido em imóveis abastecidos pelo Guandu. As concessionárias responsáveis pela distribuição de água foram comunicadas e podem informar sobre o abastecimento em suas respectivas áreas de atuação.
As concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento já foram comunicadas, segundo a Cedae. O Guandu atende bairros da cidade do Rio e os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A última paralisação parcial do sistema aconteceu no começo de fevereiro, de forma emergencial, depois que uma tubulação de grande porte se rompeu.

