A frente fria que se aproximou da costa fluminense nesta segunda (19) provocou fortes chuvas em diferentes pontos do estado. Rio e municípios da Baixada Fluminense, da região Sul do estado e da Região Serrana registraram temporais entre a noite de segunda e a madrugada desta terça-feira (20). O estado teve alguns dos maiores acumulados de chuva do ano até agora.
O município onde mais choveu foi Duque de Caxias, na Baixada, que registrou 212,4 mm de precipitação, de acordo com o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio (Cemaden). Segundo a prefeitura, a cidade entrou no estágio 5, de alerta máximo, desde a noite de segunda.
Moradores de Caxias relataram alagamentos em diferentes ruas no centro do município. Por conta das chuvas, um ponto de apoio foi instalado pela prefeitura na Escola Municipal Maria Helena Tenório Cavalcanti. Até às 6h30, duas pessoas desalojadas estavam sendo atendidas.
Além de Caxias, Angra dos Reis e Mangaratiba também tiveram mais de 150 mm de chuva
Além de Caxias, outros dois municípios ultrapassaram os 150 mm no acumulado de chuvas. Angra dos Reis teve 163 mm e também entrou em alerta meteorológico. Segundo a prefeitura, além de alguns alagamentos pontuais, o município registrou um deslizamento de terra no acesso a um imóvel, no bairro Itanema, e quedas de árvores em Jacuecanga. Não há vítimas.
Em seguida, entre as cidades com mais chuvas, está Mangaratiba, que tinha acumulado 154,6 mm até o início desta manhã. Dois pontos de apoio foram abertos durante a noite e as sirenes foram acionadas no Centro, em Itacuruçá e em Muriqui. Às 9h desta terça, sirenes e pontos de apoio já haviam sido desmobilizados.
Tempo segue instável no Rio durante feriado, mas com chuvas mais fracas
A capital também registrou temporais durante a madrugada. Além de quedas de árvore na Tijuca, no Grajaú e na Cidade Nova, a cidade também tinha bolsões d’água e alagamentos na Avenida Brasil, na Freguesia, na Tijuca e na Mangueira, durante a manhã desta terça (20) — feriado na cidade em virtude do Dia de São Sebastião.
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura (COR-Rio) segue monitorando a situação na cidade. As chuvas devem continuar ao longo do dia, mas com pancadas variando entre fraca e moderada ao longo desta terça, segundo previsão do Climatempo. A máxima prevista é de 26°C.

