A Operação Barricada Zero, iniciativa do governo do estado, segue avançando pelo quinto dia consecutivo, nesta sexta-feira (28), na Zona Norte do Rio e nos municípios de Nova Iguaçu, Japeri e São Gonçalo. A ação tem como objetivo remover barricadas instaladas por organizações criminosas em todo o território fluminense.
Desde o primeiro dia da operação, mais de 1.800 toneladas de obstáculos já foram retiradas — sendo 658 toneladas somente no quarto dia de trabalho. Nesta sexta-feira, as equipes também retornam à Cidade de Deus, ao Campinho e ao Fubá para continuar os serviços de manutenção e pavimentação das vias.

‘Nenhum bloqueio ilegal vai impedir o avanço das forças do Estado’
“Estamos firmes no compromisso de devolver as ruas à população. Nenhum bloqueio ilegal vai impedir o avanço das forças do Estado. Vamos seguir trabalhando todos os dias para garantir o direito de ir e vir, com a presença do poder público em cada comunidade”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL).
A força-tarefa atua diariamente na retirada de obstáculos e na recuperação de vias afetadas por bloqueios criminosos. Coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional e apoiada por retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e equipes de segurança, a operação busca impedir a reinstalação dos bloqueios e garantir o pleno direito de circulação.

Hoje, a Operação Barricada Zero acontece nas seguintes localidades:
Rio de Janeiro
- Cidade Alta e adjacências
Nova Iguaçu
- Buraco do Boi
- Dom Bosco
Japeri
- São Simão
- Caixa D’Água
São Gonçalo
- Jardim Catarina

