O projeto Pacto pela Juventude, da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), abriu 600 vagas para capacitar jovens de 15 a 29 anos em participação social e liderança comunitária. As inscrições vão até 10 de março.
Durante seis meses, os alunos recebem auxílio de R$ 400 para participar das aulas de omo impactar positivamente suas realidades e multiplicar conhecimentos. Para participar, basta preencher o formulário disponível neste link.
O Pacto pela Juventude é um projeto desenvolvido em três etapas. Na primeira, são realizadas as oficinas formativas e ações de multiplicação de conhecimentos. Em seguida, os jovens vão a campo para pesquisas territoriais onde moram. Por último, o projeto final e o plano de trabalho são desenvolvidos pelos alunos que pensam em estratégias práticas para amenizar ou solucionar problemas corriqueiros ou questões de cunho social.
A seleção priorizará jovens do banco de oportunidades do projeto que atendam, pelo menos, um dos seguintes critérios: que não trabalham e não estudam; negros; membros de famílias com renda mensal de até três salários mínimos; membros de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; inscritos no Cadastro Único (CadÚnico); mães; egressos do sistema socioeducativo; e egressos do sistema prisional.
Desde que foi lançado, em julho de 2022, o Pacto pela Juventude já realizou mais de 500 ações territoriais e beneficiou mais de 1.240 jovens cariocas de favelas como Rocinha, Cidade de Deus, Vidigal, Complexo do Alemão, Maré, Jacarezinho, Nova Holanda, São Carlos, Caju e Providência.