Reeleito vereador do Rio, Felipe Michel (PP) pode nem esquentar a cadeira no novo mandato na Câmara Municipal. Segundo suplente do partido da Assembleia Legislativa, ele tem em vista a chance de passar uma temporada no legislativo estadual. E o melhor, sem ter que abrir mão da vaga conquistada no Palácio Pedro Ernesto.
Segue o fio…
O cargo de deputado estadual sonhado por Michel nas eleições de 2022 está mais perto de se tornar realidade porque Elton Cristo (PP), primeiro suplente da sigla na Alerj, conseguiu um mandato para chamar de seu na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. Saindo da reserva para ser titular, Cristo garante que não fará desfeita aos seu eleitores.
“Eu fui o mais votado do PP, com 30 mil votos. Vou assumir com certeza”, crava Elton Cristo, que ocupa no lugar deixado por Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo.
O adeus de Elton Cristo em 2025 abrirá, então, vaga para Felipe Michel passar um período como deputado estadual.
Aval dos colegas
O vereador, por sua vez, disse que ainda não bateu o martelo sobre se vai assumir mandato na Alerj. Mas uma coisa é certa: se quiser se licenciar, precisará do aval dos colegas.
O trâmite na Câmara estabelece que, neste caso, o parlamentar precisa entrar com um requerimento pedindo autorização para se afastar.
O requerimento é apreciado no prolongamento do expediente, naquele momento logo antes de os vereadores começarem a discutir os projetos que estão na Ordem do Dia. A votação é simbólica, por maioria simples, no tradicional “aqueles que aprovam permaneçam como estão, aprovado”.
Simples assim. Felipe Michel pode receber autorização de voo para cumprir expediente no Alerjão e, de quebra, trará de volta o primeiro suplente: Jorge Felippe (PP), que foi titular por oito mandatos consecutivos e ficou na reserva desta vez.
Marcelo Simão, o próximo da fila
Caso Felipe Michel queira permanecer na Câmara Municipal — ou, quem sabe, virar secretário — o terceiro suplente com chance de ir para a Alerj é o ex-deputado Marcelo Simão.
Ah, vale lembrar: isso tudo se Gustavo Tutuca continuar no seu lugar quentinho no comando da Secretaria de Turismo.