A última eleição foi amarga para os inseparáveis “Três Mosqueteiros” da Assembleia Legislativa. No saldo das urnas, os deputados Val Ceasa (PRD), Valdecy da Saúde (PL) e o licenciado Dr. Deodaldo (PL) sofreram derrotas acachapantes.
A maior foi para Valdecy da Saúde, que acirrou o embate com Léo Vieira (Republicanos) pela Prefeitura de São João de Meriti e levou a pior. A esperança de segundo turno durou apenas três dias, até a Justiça Eleitoral anular os votos recebidos por Professor Joziel (DC) — o que elege Vieira.
Quem também viu sua influência na Zona Norte minguar foi Val Ceasa. O deputado se empenhou para eleger seis candidatos a vereador na Câmara Municipal do Rio, mas só conseguiu a reeleição de Jair da Mendes Gomes (PRD).
Seus afilhados derrotados foram Pedro Passione (PRD), Suelen Bacana (Republicanos), Junior Augusto (PRD), Arthurzinho (Agir) e o vereador Ulisses Marins (União), que perdeu a reeleição e ficou como suplente do novato Jorge Canella — lançado pelo deputado Márcio Canella.
Já Dr. Deodalto não viu resultado em todo apoio que ele e a família destinaram à Aline Otília (PL) para se manter, ainda que de forma indireta, no comando da Prefeitura de Paracambi.
Lançada como sucessora da prefeita Lucimar Ferreira (PL), a presidente da Câmara perdeu para Andrezinho Ceciliano (PT), deputado de 26 anos, filho do ex-presidente da Alerj André Ceciliano.
Lucimar é cunhada de Deodalto, casada com o deputado federal Dr. Flávio, e está no oitavo ano de mandato.