A Secretaria municipal de Administração está lançando, nesta quinta-feira (25), o edital do concurso público para o cargo de Gestor de Segurança Municipal da Prefeitura do Rio. O cargo, vinculado à Secretaria da Casa Civil, exige formação de nível superior completo e a remuneração será de R$ 19.435,08.
Do total de vagas oferecidas, 20% são reservadas a candidatos negros e indígenas e 5% a proponentes portadores de deficiência. As inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira, até o dia 28 de outubro de 2025, pelo site conhecimento.fgv.br/concursos/gestorsegurancario.
A execução do concurso ficará a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob supervisão da Secretaria de Administração — e terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Concurso terá prova objetiva e discursiva, teste oral e avaliação de títulos acadêmicos
O processo de seleção inclui provas objetiva e discursiva, seguidas de teste oral, avaliação de formação educacional e títulos acadêmicos, exames médico e psicológico, investigação social e criminal, além da matrícula no Curso de Formação de Gestor de Segurança Municipal, ministrado pela Prefeitura do Rio.
O gestor de Segurança Municipal terá dedicação exclusiva e será responsável por criar, conduzir, avaliar e revisar a política municipal de segurança pública, em articulação com os demais órgãos da Prefeitura.




A Prefeitura paga esse salário, mas na prática a ineficiência continua. Ontem, aconteceu a demonstração do descaso da Guarda Municipal. Não tinha guarda municipal na creche municipal que foi invadida em Vicente de Carvalho. A Guarda não cumpre a função de proteger o patrimônio. Só não foi pior que o massacre de Realengo, onde também não tinha Guarda Municipal.
Esse prefeito viaja com esse projeto dele
Esse prefeito é um mentiroso, enquanto os funcionario de vários órgãos da prefeitura se encontra sem aumento e salário digno,fica enganando a população com essa força de segurança pra dizer que ele entende de segurança,na guarda municipal tem colega com 20 anos de casa passando fome pois não tem um plano de cargos e salário,aí quer fazer politicagem só estra entrando apadrinhamento nessa força de segurança ilegal contra a instituição e o ministério público finge que está tudo certo
Mais uma vez o prefeito burlando a lei, deveria ser de cargo efetivo da guarda municipal como sempre dando um jeitinho
Infelizmente o prefeito sempre dando um jeito de burlar a lei que diz que só cargo efetivo para comandar a guarda municipal
Claro! Não tem concurso, não tem efetivo. 4 mil GMs pra ajudar na cidade do RJ não dá jeito. Depois do concursos aí poderá falar.
Realmente, Reinaldo, a Guarda não cumpre o básico de suas funções porque o gestor é amador, incompetente e trata vidas humanas com descaso! Não custa lembrar a tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira!
Vale citar que a Guarda Municipal tem um pomposo convênio com a SME pra desempenhar o que não faz!
O efetivo está velho, há 1500 aprovados no concurso de 2012 esperando tomar posse, mas o prefeito não chamou porque na época, só faria se o Pedro Paulo fosse eleito, mas o Crivella ganhou!
A lei das escalas aprovada na câmara sob argumento de que aumentaria o efeito de agentes nas ruas era uma mentira, uma falácia que deu certo porque a população carioca, por ignorância, não reivindica seus direitos, apenas reclama nas redes sociais, culpando o outro como se a responsabilidade de cobrar não fosse sua! Infelizmente, como cobrar se não conhece o mínimo de seus direitos? Acreditam em qualquer mentira contada pelo nervosismo da Odebrecht!