O ex-prefeito Eduardo Paes (PSD) passou o primeiro turno fazendo uma campanha com dois movimentos simultâneos. De um lado, consolidou o apoio de Lula e do PT. Do outro, percorreu o estado atrás de prefeitos e lideranças locais, com atenção especial à Baixada Fluminense, território indispensável para quem pretende trocar o Palácio da Cidade pelo Guanabara.
A costura política funcionou. Paes chega à última semana de campanha com uma aliança ampla, uma coleção de prefeitos no palanque e o apoio explícito do presidente da República. A questão agora é outra: quanto dessa força política chegará às urnas?
As pesquisas mostram por que a pergunta ganhou importância na reta final. No Datafolha de agosto, Paes tinha 41% e Douglas Ruas (PL), 19% — uma diferença de 22 pontos. No início de setembro, Paes marcou 43% e Ruas, 25%. No levantamento divulgado na última quinta-feira (01), o ex-prefeito permaneceu com 42%, enquanto o adversário chegou a 31%. Em outras palavras: Paes praticamente não perdeu intenção de voto, segundo o Datafolha, mas viu sua vantagem sobre Ruas encolher de 22 para 11 pontos em pouco mais de um mês.
A pergunta de milhões na campanha é: vai dar para resolver no primeiro turno?
Lula no palanque, mas na medida
A relação com Lula foi um dos equilíbrios mais interessantes da campanha de Paes. O PT escolheu, ainda em abril apoiá-lo formalmente e transformá-lo em seu principal palanque para a campanha presidencial no Rio. A votação no diretório estadual foi unânime.
Decisão tomada, Lula não economizou elogios. Em agosto, no primeiro grande comício de sua campanha na capital, em Moça Bonita, chamou Paes de amigo e defendeu sua eleição para o governo. No palco estavam também Benedita da Silva, candidata do PT ao Senado, e Pedro Paulo, do PSD.
Nas pesquisas internas feitas pelo PSD, a intenção de votos começou imediatamente a cair. Daí que Paes retribuiu a parceria, mas procurou não fazer dela a única identidade de sua candidatura.
Segundo o Datafolha do dia 24, Paes tem 70% entre os eleitores que se identificam com o PT e também lidera entre os que não se alinham nem ao petismo nem ao bolsonarismo, com 42%. Já entre os eleitores identificados com o bolsonarismo, Douglas Ruas tem 55%, contra 20% de Paes. Na reta final, a campanha passou a dosar as aparições com Lula, principalmente nas áreas em que o bolsonarismo é mais forte. A ideia foi manter a aliança com o presidente, mas preservar uma identidade própria diante do eleitorado que não é lulista.
Uma espécie de casamento com quartos separados quando necessário: ninguém esconde a aliança, mas cada um sabe que há lugares onde é melhor bater à porta antes de entrar.

A conquista dos prefeitos
Se a aproximação com Lula garantiu a Paes um lado importante do mapa político, a ofensiva sobre os prefeitos tratou do território. E nenhum território recebeu tanta atenção quanto a Baixada Fluminense. Há uma razão histórica para isso. A cidade do Rio reúne 4,9 milhões de eleitores, 38,5% do eleitorado estadual, mas ser forte na capital está longe de garantir o Palácio Guanabara. Nenhum ex-prefeito do Rio é eleito governador desde Marcello Alencar, em 1994.
Paes tratou de tentar romper essa barreira antes mesmo de a campanha começar oficialmente.
A escolha da vice já foi um sinal. Jane Reis (MDB) é irmã de Washington Reis, ex-prefeito de Duque de Caxias e uma das principais lideranças políticas da Baixada. Depois vieram os prefeitos. Em agosto, Paes já reunia em torno da candidatura nove dos 13 prefeitos da região. Um dos movimentos mais simbólicos aconteceu em Nova Iguaçu: o ex-prefeito Rogério Lisboa, que chegou a ser anunciado como vice de Douglas Ruas, do PL, declarou apoio a Paes. O atual prefeito, Dudu Reina, fez o mesmo.
Mas prefeito traz partido, vereadores e lideranças locais (às vezes), estrutura e presença territorial. Mas eleitor é outra história. Ainda mais que a Baixada é justamente uma região onde o bolsonarismo mantém forte presença.

Uma campanha com poucos sustos — até a reta final
O primeiro turno de Paes teve mais avanços políticos do que crises. Ele começou a campanha como líder e, mesmo caindo, permaneceu líder. Conseguiu o apoio formal do PT sem precisar mudar seu estilo, incorporou Lula ao palanque, construiu uma chapa com pontes para a Baixada e ainda recebeu adesões de políticos do interior que inicialmente estavam no campo adversário.
O sinal amarelo apareceu na reta final. Não porque Paes tenha despencado nas pesquisas, mas porque Ruas cresceu enquanto o líder permaneceu praticamente parado.
O fator Garotinho
Com registro indeferido pelo TRE-RJ e recurso possível ao TSE, ocupando uma parcela pequena, mas não desprezível nas pesquisas eleitorais, Anthony Garotinho, o candidato do Repúblicaos, acrescenta uma variável incomum à matemática eleitoral — inclusive pela possibilidade de seus votos terem efeito sobre a totalização. Se forem anulados, reduzem o universo dos votos válidos, beneficiando quem estiver na primeira posição.
Ou seja, os votos anulados de Garotinho podem ser o fiel da balança. E fundamentais para Paes continuar sonhando vencer no primeiro turno.
Um domingo com máxima importância para Paes
Para qualquer candidato que lidera uma eleição, vencer no primeiro turno é melhor do que disputar o segundo. Mas para Paes, desta vez, há razões adicionais.
Douglas Ruas, que está em ascensão, teria mais três semanas para tentar reunir o eleitorado antipetista e bolsonarista, enquanto a aliança de Paes com Lula provavelmente ganharia ainda mais peso na campanha. Isso não significa que o resultado do confronto esteja dado — e pesquisas de primeiro turno não permitem essa conclusão.
Mas significa que a eleição passaria a obedecer a outra lógica.
Paes chegou às urnas do do primeiro turno tendo feito quase tudo o que a política recomenda: juntou partidos, trouxe o presidente da República, conquistou prefeitos, atravessou a Avenida Brasil e fincou bandeiras na Baixada e no interior. Mas nenhuma articulação consegue resolver tudo.
Amanhã é o dia de descobrir se toda essa engenharia política vale 50% mais um.


























































