O Ministério Público do Estado do Rio realiza uma operação, na manhã desta terça-feira (26), contra uma quadrilha suspeita de vender carros clonados e roubados na internet. A estimativa é de que a organização tenha lucrado R$ 1 milhão com golpes.
Os cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 29ª Vara Criminal, são resultado de uma investigação sobre uma associação criminosa relacionada a veículos, incluindo roubo, furto, adulteração de sinais identificadores, falsidades documentais e estelionatos.
De acordo com investigações do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), os suspeitos atraíam as vítimas com anúncios na internet e marcavam encontros para mostrar os automóveis. Após o negócio ser fechado, seguiam para o cartório e entregavam documentos do veículo, do proprietário, manuais e notas fiscais, todos falsificados.
As vítimas pagavam em dinheiro, por PIX, transferência bancária ou entregando outros automóveis como parte do pagamento. Geralmente, os lesados notavam o golpe ao realizar a vistoria do veículo.
Os mandados estão sendo cumpridos em São Gonçalo, na Região Metropolitana; em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; em Vargem Grande, na Zona Oeste da capital; e em Petrópolis, na Região Serrana. A Justiça também determinou o bloqueio de bens dos investigados.
A operação do Gaeco tem apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), e da Polícia Civil pela Delegacia de Roubo e Frutos de Automóveis (DRFA).