O Ministério Público do Rio (MPRJ) instaurou, nesta quinta-feira (16), Inquérito Civil para apurar possível irregularidade na recondução de Aldair de Linda (PT) para a presidência da Câmara de Vereadores de Maricá para o biênio de 2025/2026. A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Maricá investiga o caso.
A investigação tem origem no recebimento de denúncias de que o presidente da Câmara não dá continuidade a processos ou denúncias recebidas que contrariem seus interesses. Além disso, Aldair está no cargo há cerca de oito anos, equivalente a quatro legislaturas seguidas, quando a Constituição Federal determina o limite de duas.
A comunicação recebida pelo MPRJ relata, ainda, que, na festa da cidade de Maricá, em seu discurso, Aldair manifestou a intenção de ser presidente pela quinta vez da Câmara. O tema já foi objeto de inquérito civil anterior, já arquivado.
Com o surgimento de novas informações, foi, então, instaurado este novo procedimento investigatório. Aldair tem o prazo de cinco dias para apresentar esclarecimentos sobre a representação apresentada.