Um furto de cabos no ramal Saracuruna, na Baixada Fluminense, afetou a circulação de trens, na manhã desta terça-feira (12). Como consequência, as estações Campos Elíseos, Jardim Primavera e Saracuruna tiveram que ser fechadas.
Segundo a SuperVia, o crime atingiu o sistema de rede aérea entre as estações Gramacho e Saracuruna. Técnicos foram acionados para realizar os reparos, e a concessionária informou que está colaborando com as forças de segurança para identificar os responsáveis.
O problema ocorreu justamente no dia em que entrou em vigor a nova grade de horários aprovada pela Agetransp, que previa a redução dos intervalos entre trens nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna, com promessa de viagens até cinco minutos mais rápidas.
Mudanças nos intervalos
- Ramal Japeri: trens expressos entre Nova Iguaçu e Central do Brasil passaram a circular a cada 6 minutos (antes eram 10). No trecho Japeri–Nova Iguaçu, o intervalo caiu de 20 para 15 minutos.
- Ramal Santa Cruz: entre Campo Grande e Central do Brasil, o intervalo foi reduzido de 10 para 9 minutos. Já entre Santa Cruz e Campo Grande, passou de 20 para 18 minutos.
- Ramal Saracuruna: entre Gramacho e Central do Brasil, o intervalo caiu de 15 para 12 minutos nos horários de pico da manhã (5h às 8h) e da tarde (16h às 20h).
A SuperVia reforçou que a operação está sujeita a interferências externas, como furtos de cabos, vandalismo e falhas técnicas. Os horários podem ser consultados pelo aplicativo da concessionária ou pelo telefone 0800 726 9494.