O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enviou nesta segunda-feira (11) uma comitiva da agência para participar do Web Summit Lisboa 2024, um dos principais eventos do mundo nas áreas de tecnologia e inovação, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Através do EmbraturLab, o laboratório de inovação da agência, cinco startups foram selecionadas para participar da delegação.
“Selecionamos 5 empresas no nosso hall de soluções mapeadas que pudessem representar o nosso ecossistema por diversidade e campo de atuação dentro da área do turismo. Cada um delas teve uma história dentro do EmbraturLAB tendo participado de Acelerações e provas de conceitos em diferentes projetos durante o primeiro ano de existência do LAB”, explicou Marcelo Freixo.
Uma das startups participantes será a iFriend, plataforma de marketplace que conecta viajantes a guias locais, experiências turísticas e tickets para atrativos turísticos. A Destinos Inteligentes também estará em Lisboa. A empresa oferece uma solução de gestão turística inovadora com análise de dados e guia turístico digital para visitantes.
A Glocal Audioguide está expandindo suas operações para Lisboa, onde apresentará sua solução a novos públicos e potenciais parceiros no setor. A startup produz passeios audioguiados e geolocalizados para que turistas explorem a cidade de forma independente, entendendo a importância histórica e cultural de cada local, assim como a startup Diáspora Black que promove o conhecimento de lugares, pessoas, histórias e patrimônios da população negra. A quinta startup selecionada foi a Etrilhas, que se diferencia por oferecer uma integração completa de ferramentas personalizáveis e adaptáveis, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento local para a promoção internacional dos atrativos naturais brasileiros.
“A parceria com a Energy Hub, gestor do Porto Maravalley, nos permitiu articular a participação de outra Turistech, a Fubá Educação Ambiental, que vai apresentar o app BoRa Parque Lage, desenvolvido em parceria com o Embratur Lab, e outros apps BoRas que promovem a educação ambiental em destinos turísticos brasileiros oferecendo experiências imersivas, inclusivas e sustentáveis. Além disso, três das Turistechs que estarão na comitiva também foram selecionadas para expor nos Stands oficiais do Web Summit como startups Beta. Essa oportunidade abre a possibilidade dessas empresas apresentarem suas soluções, captar investimentos e fechar negócios internacionais”, completou Marcelo Freixo.