Foi aprovado, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, projeto de lei que cria o Dia do Artista da Baixada Fluminense. De autoria do deputado Rafael Nobre (União Brasil), a data será comemorada em 24 de outubro, dia de nascimento do ator, produtor e empreendedor social Fábio Mateus. O projeto segue para a Comissão de Cultura. Por fim, irá para o plenário.
Fábio Mateus foi um dos criadores do Festival de Teatro EncontrArte, que levou gratuitamente mais de 200 mil pessoas ao teatro na região durante 20 anos e mobilizou mais de cinco mil artistas e técnicos. Produziu espetáculos e, nos últimos seis anos, encenou a peça ‘Precisa-se de velhos palhaços’, escolhida pelo público como melhor espetáculo no Festival Nacional de Teatro de Passos, em Minas Gerais, em 2019.
Nos últimos três anos de vida, Fábio Mateus idealizou e criou com os sócios a EncontrArte Audiovisual, que oferece aulas gratuitas de cinema no Patronato São Vicente, em Nova Iguaçu. Seu trabalho para democratizar o acesso à cultural em geral, e ao mercado cinematográfico, permitiu o ingresso de jovens e adultos nesse ramo da economia criativa, quase inacessível ao morador da periferia, seja da Baixada ou do Rio.
Muitos de seus 200 ex-alunos trabalham em agências, empresas de streaming ou como artistas de audiovisual autônomos. Fábio também era diretor do Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated/RJ) e representava a instituição no Conselho Nacional de Comunicação Social do Congresso Nacional