O governador Cláudio Castro (PL) publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (21), a criação de um grupo de trabalho para, em seis meses, apresentar estudos e “oferecer soluções relativas à transição, aos investimentos e à subsequente assunção” dos trens urbanos do Rio. Concessionária responsável pelo serviço de transporte ferroviário, a Supervia está em recuperação judicial. Até o fim do mês, a Procuradoria Geral do Estado e a empresa devem fechar um acordo para a devolução do sistema ao governo.
O grupo de trabalho será formado por representantes da Casa Civil, da Secretaria de Transportes e da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) — órgão remanescente da antiga estatal que cuidava dos trens antes da privatização.
As negociações entre o governo e a Supervia estão sendo intermediadas pelo poder judiciário, onde tramita a recuperação judicial. Está previsto que tanto a empresa quanto o governo façam aportes na concessão para garantir o funcionamento após a devolução do serviço.
Uma empresa deve ser contratada, em caráter emergencial, para operar o sistema de trens. Um interventor também deve ser nomeado para cuidar da operação até que o estado consiga preparar a nova concessão.
Só cego não vê que a privatização não deu certo ! Ainda vão procurar outra empresa para a conceção?! Só pode ser uma piada !!! Aporte! Isso quer dizer que o dinheiro público vai ser gasto ? A Supervia deveria pagar ao Governo do Estado MULTA pela quebra da conceção e uma INDENIZAÇÃO por estar devolvendo ao Estado a empresa que agora é PRIVADA. À propósito se a empresa é privada por quê ela mesma não realiza a venda do seu patrimônio ? O que o Estado do Rio de Janeiro tem que meter o dedo na negociação de uma empresa privada ? Se qualquer empresa PRIVADA quebrar quem tem que arcar com os ônus são seus avionistas e gestores, não o governo.
De qualquer forma Raquel……acho que você tem total razão,!!!!!
Está Supervia é uma vergonha ainda bem que vão entregar e espero que melhore com o próximo concessionário.
Só um adendo no comentário da Raquel, a Supervia está devolvendo a CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DOS SERVIÇOS FERROVIÁRIOS, ou seja, a responsabilidade por toda a gestão dos serviços continua sendo do ESTADO, detentor do serviço.
Os trens da Supervia são bons vieram da china o que deixa a desejar é infraestrutura do corredor ferroviário já viajei nesses trens o serviço essencial o percurso é longo que precisa melhorar como um todo infraestrutura seja nos trilhos ou nos muros que os cerca. Ficou uma enorme sucata dos trens que foram substituídos que precisa ser removidos. Não de como e onde o governador deve começar a estruturar toda via férrea feito tudo isso vai melhorar outra coisa é a bilheteria melhorou bastante ter trocado de lado foi a melhor coisa que fizeram o de resto é esperar de onde começar
Está Supervia foi decepcionante .Espero que o próximo concessionário seja de boa qualidade e é. isto que nós contribuintes desejamos.