As escolas de samba do Grupo Especial do Rio terão mais um dia de desfiles no Sambódromo a partir do carnaval de 2025. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (06/05), após negociação entre a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), patrocinadores, escolas e organizadores.
Além das tradicionais apresentações no domingo e na segunda-feira, o público poderá acompanhar desfiles na terça-feira de Carnaval. Serão quatro escolas se apresentando em cada noite. Além da decisão, outra novidade é que as notas dos julgadores passarão a ser fechadas ao final de cada dia.
Ano que vem, a Unidos de Padre Miguel, atual campeã da Série Ouro, vai abrir o domingo, em 2 de março com a Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial no ano anterior, iniciando a segunda-feira, 3 de março, e a Mocidade, 10ª de 2024, abrindo a terça. As demais serão divididas em trincas, com a ordem sendo definida no sorteio do próximo dia 23, na Cidade do Samba.
De acordo o presidente da Liesa, Gabriel David, um dos objetivos da iniciativa é reduzir o preço dos ingressos para as arquibancadas.
Com a mudança, os desfiles mirins passarão para um novo dia da semana, que ainda será escolhido. Já a apuração das notas continuará acontecendo na Quarta-feira de Cinzas e o Desfile das Campeãs também está mantido no sábado, com as seis primeiras colocadas festejando o resultado.