Reeleito prefeito do Rio com larga margem no primeiro turno, Eduardo Paes (PSD) também mostrou ser um excelente cabo eleitoral. Quatro de seus cinco pupilos que concorreram à Câmara Municipal foram eleitos.
Ex-secretária das Mulheres, Joyce Trindade foi eleita vereadora com 30.466 votos. Além dela, o ex-subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, mais conhecido como Didi, também garantiu uma cadeira no Palácio Pedro Ernesto, com 27.226 sufrágios.
Outro pupilo de Paes a carimbar o passaporte rumo ao legislativo municipal foi Salvino Oliveira, ex-secretário da Juventude, que obteve 27.062 votos. O moço, em julho, foi notícia ao ser agredido por moradores da Cidade de Deus.
Na “última colocação” entre os apadrinhados de Eduardo Paes — e também 16º entre os 16 vereadores eleitos pelo PSD — ficou o ex-subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle. Ele conquistou a preferência de 18.613 eleitores.
Quem acabou ficando de fora foi o ex-subprefeito do Centro, Alberto Szafran. O moço obteve apenas 11.644 votos, não sendo suficientes para assegurar uma vaga na Câmara Municipal.