O Bar Peixaria Divina Providência, em Irajá, Zona Norte do Rio, recebeu o título de “Melhor Buteco do Brasil” do concurso Comida di Buteco, em 2024. A premiação aconteceu nesta terça-feira (2).
Esta é a 8ª edição e, além do vencedor nacional, foram anunciados o segundo e terceiro lugar. Completaram o pódio, respectivamente, o Boteco do Pezão e o Paladar Gi.
A etapa regional do concurso dividiu os mais de mil botecos concorrentes em 27 circuitos. Nesta fase, cada região elegeu um vencedor local, que, em seguida, passou a concorrer ao título de melhor boteco do país.
Após a definição dos campeões regionais, cada um dos bares eleitos recebeu três jurados – um local e dois de outras cidades –, que avaliaram os requisitos do concurso.
Os vencedores foram anunciados e premiados numa cerimônia em São Paulo, no Solar Fábio Prado. Todos os 27 candidatos estiveram presentes no evento, que teve público de 500 pessoas.
O Comida di Buteco 2024 aconteceu entre os dias 5 de abril e 5 de maio com 143 bares participantes — o recorde do Rio de Janeiro —, sendo 47 novatos. A grande novidade do concurso carioca foi a eleição em circuitos distintos: Baixada Fluminense, Niterói e Rio de Janeiro.
O valor do petisco foi nivelado em R$ 35 em todo o país e os critérios avaliados foram os mesmos em todos os bares: a higiene do bar, a temperatura da bebida, a qualidade do petisco e o serviço.
Um País onde a preocupação é a comida de boteco, nunca de fato vai dar certo.