Quatro imóveis irregulares começaram a ser demolidos, na manhã desta quinta-feira (25), na Rocinha, favela da Zona Sul do Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), os prédios estavam sendo erguidos em uma área de preservação ambiental, na localidade conhecida como Portão Vermelho, ao lado do prédio administrativo da UPP Rocinha.
A prefeitura aponta que as construções não possuem qualquer tipo de licenciamento e já haviam sido alvo de ação da Seop no início de 2025. Os agentes atuam em quatro prédios: dois parcialmente habitados e dois em fase de construção, todos de forma irregular. Além disso, a região é dominada pelo crime organizado, e um dos imóveis atrapalhava a visão do prédio da UPP.
Marcus Belchior, secretário municipal de Ordem Pública, destacou que a prefeitura atuará quantas vezes forem necessárias para demolir construções irregulares em áreas conflagradas da cidade.
“Nossa última ação neste imóvel foi em janeiro, e já estamos de volta. Esse tipo de desrespeito ao poder municipal não passará impune. Estamos falando de imóveis com altíssimo valor de mercado. Seguiremos coibindo o ilegal com o objetivo de ordenar todas as regiões da cidade e auxiliar o trabalho das forças de segurança pública. Ordem para todos”, afirmou o secretário.
As demolições começaram pelos últimos pavimentos dos imóveis, que ainda estavam em fase de estrutura e alvenaria. Além da Seop, participam da ação a Polícia Militar, a Subprefeitura da Zona Sul e a Rioluz.