O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, e a secretária municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Maína Celidonio, se reunirão nesta sexta-feira (27) com representantes da CBD Bilhete Digital – empresa responsável pela emissão e entrega do cartão Jaé. O objetivo do encontro é um alinhamento institucional sobre o novo sistema de bilhetagem.
A reunião ocorre dias antes do início da primeira etapa de transição do cartão, que começa no dia 5 de julho. De acordo com a prefeitura, todas as gratuidades no transporte público da cidade passarão a ser operadas exclusivamente pelo sistema Jaé a partir desta data. Para o público em geral, o serviço se tornará exclusivo a partir do dia 2 de agosto.
Postos do Jaé
Na segunda-feira (23), a Prefeitura do Rio anunciou novas medidas para melhorar o atendimento do sistema. As ações foram tomadas depois de denúncias da população e incluem a ampliação do horário de funcionamento e a abertura de novas unidades de atendimento para reduzir as longas filas.
Atualmente, cerca de 200 mil cartões estão disponíveis para retirada, sendo 35 mil para usuários com gratuidade e 147 mil para o público geral. O sistema já registra 2,4 milhões de cadastros e 1,4 milhão de cartões emitidos.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) recomenda que os passageiros realizem o cadastro pelo aplicativo e solicitem a entrega do cartão em casa, mediante uma taxa de R$ 7,95. Vale ressaltar que idosos acima de 65 anos são isentos dessa cobrança. Quem preferir pode utilizar o sistema imediatamente pagando pela modalidade digital via QR Code.”
Os idosos de 60 a 64 anos não tem direito a esse cartão de transporte urbano, existe uma lei que nos dá esse direito,mas a Jae,diz que eles só emitem o cartão de gratuidade Aparti de 65anos e aí o que podemos fazer para fazer valer nosso direito?
Não é um comentário , mas, sim, um esclarecimento: eu quero entender, por que o meu irmão, alguns meses atrás, ŕecbeu o seu cartão de idoso jaé, contendo chip e seu nome, enquanto que o cartão que recebi,, não tem o nome nem chip ?
Solicitei meu bilhete e da minha esposa(temos direito a gratuidade) o meu chegou normalmente o da minha esposa veio errado (sem gratuidade) foi necessário fazer nova solicitação e temos que aguardar mais 15 dias para receber o novo cartão.