A Cedae assinou um novo contrato com a empresa Smartts Utilities RJ — desta vez, no valor de R$ 35,4 milhões, para a prestação de serviços de sustentação e modernização do sistema Supera 360º, no período de 36 meses. Detalhe: o extrato publicado no Diário Oficial do último dia 9 informa que o contrato foi assinado por “inexigibilidade” — uma expressão pomposa que significa “sem licitação”.
Na justificativa, a Diretoria Administrativa, Financeira e de Relação com Investidores destacou que o sistema Supera 360º é essencial para o controle de perdas, a eficiência operacional e o fortalecimento da imagem institucional da Cedae junto a investidores.
A contratação tem como objetivos desenvolver novos módulos, modernizar e manter o sistema em operação, assegurar suporte técnico constante para atividades estratégicas, evitar a descontinuidade da ferramenta — considerada crítica — e atender a novas demandas surgidas após a concessão dos serviços de água e esgoto a quatro concessionárias no estado, o que alterou o papel da Cedae.
A Smartts Utilities RJ já mantinha um contrato anterior com a companhia, encerrado em 16 de março deste ano, também voltado ao desenvolvimento, sustentação e suporte do Supera 360º. O objetivo era atender às necessidades da empresa na gestão e operação dos sistemas relacionados ao abastecimento de água e saneamento.

Por FÁBIO MARTINS e LUCAS LUCIANO