A deputada Lucinha (PSD) compareceu nesta terça-feira (06) em sessão na Assembleia Legislativa (Alerj), com o cabelo raspado devido ao tratamento de câncer de mama. A deputada, que já havia anunciado no último dia 15 de abril, que iria se licenciar de seu mandato para a retirada da mama direita, anunciou que a cirurgia será realizada neste dia 8, próxima quinta-feira.
Lucinha, que foi submetida a sessões de quimioterapia, pediu afastamento de 30 dias. Logo, não será preciso a convocação de suplente para a vaga. No plenário, a parlamentar agradeceu aos colegas pelo apoio e compartilhou sua confiança no êxito do procedimento.
“Tenho certeza que através de Deus, nas mãos dos médicos, sairei curada com essa cirurgia com essa retirada do tumor”, disse a deputada.
Alerj vai promover exames de prevenção ao câncer de mama
O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), aproveitou para desejar saúde e o pronto restabelecimento para a deputada, e também para anunciar que usará parte do orçamento da Casa Legislativa para alugar duas carretas e adaptá-las com equipamentos médicos, e levar o exame de prevenção ao câncer de mama até os municípios onde há dificuldade de acesso à saúde.
O assunto, segundo o presidente, será pauta da reunião do Colégio de Líderes que vai acontecer até o fim da próxima semana, mas já recebeu extraoficialmente o aval dos colegas. A expectativa é que a iniciativa seja mantida pelos parlamentares eleitos no próximo pleito.
“A fila para o exame é enorme e não dá para ficar jogando responsabilidade apenas nas prefeituras”, justificou Bacellar, lembrando a importância de se detectar a doença precocemente.