Fiscais encontraram alimentos fora do prazo de validade e sem informações de procedência em hotéis de Copacabana. A operação, realizada às vésperas do show da cantora Lady Gaga na região, resultou na autuação de quatro estabelecimentos.
A Secretaria estadual de Defesa do Consumidor (Sedcon) realizou a ação em conjunto com o Procon. Os agentes identificaram produtos vencidos e sem informações sobre data de manipulação, validade ou origem – todos foram descartados durante a fiscalização.
Os estabelecimentos terão 15 dias para apresentar defesa. O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, criticou a negligência.
“Encontrar alimentos vencidos em hotéis de alto padrão, em plena preparação para um evento histórico, é inaceitável. O consumidor merece respeito e segurança, e nós estaremos atentos para garantir isso”, afirmou Gutemberg.
Fiscalizações em Copacabana começaram semana passada
A fiscalização na região começou na semana passada e já autuou 18 estabelecimentos – incluindo bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques – por irregularidades como cobrança de consumação mínima (que configura prática abusiva proibida pelo CDC), produtos sem especificação quanto à procedência, data de manipulação e validade, ausência de preço em produtos expostos.
Além de problemas estruturais como ausência da tela de proteção no ralo do corredor externo de acesso às cozinhas, fiação exposta, grades das geladeiras e prateleiras de armários na cozinha com ferrugem, entre outras.
O consumidor que quiser realizar alguma denúncia ou reclamação pode acessar os canais de atendimento do Fala Consumidor (Sedcon) e do Procon.