O ex-presidente Jair Bolsonaro está confiante na pré-candidatura do empresário Renato Araújo (PL) à Prefeitura de Angra dos Reis. Depois da capital, Angra desponta como a cidade de maior interesse do PL, que tem como meta ampliar o número de prefeituras em 2024.
Não à toa, Bolsonaro tem sido visto participando ativamente de eventos na cidade ao lado de Renato.
Para coordenar a área jurídica da campanha, o convidado foi o advogado Tiago Santos, ex-desembargador do TRE/RJ e especialista em direito eleitoral, uma das áreas que têm se demonstrado mais sensíveis nas eleições em virtude da judicialização.
A candidatura vai de encontro aos planos do atual prefeito da cidade, Fernando Jordão (PL), até então aliado de Bolsonaro. Sem poder se reeleger, Jordão já demonstrou a intenção de lançar seu vice, Christiano Alvernaz, do Republicanos, para a Prefeitura de Angra. Sem o apoio do partido, uma vitória fica mais difícil. Em 2023, o prefeito chegou a anunciar que iria apoiar seu então secretário de Governo, Cláudio Ferretti (MDB), mas a resistência bolsonarista, mais uma vez, minou os planos do alcaide.