Outra reviravolta na saga do armamento da Guarda Municipal do Rio.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) deu mais um passo para o lado e desistiu de mudar, no projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (Pelom), o nome da corporação para Força de Segurança Municipal.
“O prefeito entende que a Guarda Municipal é uma força de segurança municipal, por isso não haveria a necessidade de incluir isso no projeto”, explicou o líder do governo na Câmara do Rio, Márcio Ribeiro (PSD).
Com essa alteração, o autor do Pelom, vereador Dr. Gilberto (SDD), quebrou a resistência de vários coleguinhas e conseguiu as assinaturas necessárias para protocolar o projeto ainda nesta quinta-feira (27). Quando for a plenário, Gilberto vai precisar de 36 votos para alterar a Lei Orgânica.
Todas as outras mudanças na Guarda Municipal ficam para o projeto de lei complementar
Mas o Pelom é só o primeiro passo para a criação da força armada.
Todos os detalhes — inclusive os mais polêmicos, como se só os guardas poderão usar armas, se outros agentes serão selecionados para contratações temporárias, etc — serão discutidos num futuro Projeto de Lei Complementar (PLC).
Mas, aí, os governistas só vão precisar de maioria simples — 26 votos.
Não é coisa simples …e ainda existe a injustiça que fizeram com os agentes que aposentaram e correram riscos durante sua permanência na GMRio…em função da incompetência e da falta de vontade de políticos, nunca reconheceram nada! Os agentes atuavam, apreediam, conduziam , iam a audiências, ficavam frente a frente com crimonosos e ninguém reconheceu nada ! Hoje por necessidade querem fazer aquilo que nunca fizeram e negar a quem aposentou sem qualquer reconhecimento, aquilo que é claro pars todos nós…Vamos ver se vão errar mais uma vez .
A autoridade , não pode ter Medo de ser Autoridade, se não melhor ir se atendede de padaria. Vamos arma sim a nossa polícia metropolitana do RJ, vamos está na constituição Federal, como polícias e Aí vamos , se mais uma vez tudo será,usado para melhor , o crime está a solta no nosso RJ. Acorda autoridades.
A autoridade , não pode ter Medo de ser Autoridade, se não melhor ir se atendede de padaria. Vamos arma sim a nossa polícia metropolitana do RJ, vamos está na constituição Federal, como polícias e Aí vamos , se mais uma vez tudo será,usado para melhor , o crime está a solta no nosso RJ. Acorda autoridades.
Já passou da hora de armarem a guarda municipal do rio de janeiro, várias capitais do Brasil já possuem suas guardas civis armadas e treinadas…os políticos do Rio de Janeiro são os piores do país…não fazem nada que favoreçam seu cidadão…tem que entender que uma guarda municipal armada e treinada é bom para todos nós cidadãos de bem…é mais gente para prender bandidos e conter pequenos atos infracionais.
Hoje só se fala em Armamento. Mas a mais de 20 anos não se cumpre um PCSS na Empresa. E olha que temos 1 Lei Municipais que versa sobre o assunto. Lei 100 é mais uma emenda a mesma Lei 135. Nenhuma das duas até hoje foram cumprida. Entre outras demandas. Tickt Alimentação 12,00/dia a 12 anos sem reajuste, efetivo sem uniforme para o trabalho, Inspetorias e postos de trabalhos caindo aos pedaços escacez de combustível para patrulhar a cidade. Entre outras mazelas. Precisa de uma revolução urgente de melhorias antes de se falar em Armamento que vai trazer mas responsabilidades, trabalho e risco de vida para os agentes.
enquanto essa polêmica seguir bandidagem um passo a frente, fazendo coligações facções se unindo, em prol, sufocando o cidadao, RJ de janeiro inabitável… precisamos de uma medida provisório do governo federal obrigando o inerte do prefeito( pães) no prazo de 3 meses treinar e armar guardar, acabando com o monopólio da PM.. GM nas ruas sem estardalhaço, bairro, centros, motos circulando, e PM nas favelas, fazendo policiamento ostensivos sufocando, o crime e por favor sem cafezinho,
Realmente a ideia de contratar agentes temporários é no mínimo imoral ,uma vez que existe um certame ainda aberto com pessoas que esperam ser chamadas pelo último concurso da Guarda,que o prefeito tem cagado e andado pra isso ,uma vez que já havia má intenção dele desde o princípio.
Como fazer segurança pública sem arma! Se não querem armar, pelo menos paguem mais por periculosidade! Rio de Janeiro a maior Guarda desarmada do Brasil! Isso é inveja da população que têm preguiça de estudar pra concurso público!
Essa novela já se perpétua a anos, espero que dessa vez os políticos tirem isso do papel e coloquem em prática pra essa força de segurança seja mais uma a combater a criminalidade no rio de janeiro.
Bom dia.sou o guarda romano .apesar de eu ser favorável ao armamento da GM RIO,penso que antes de armar,tem que estruturar,principalmente dando uma valorização salarial em forma de uma equiparação salarial, pois aqueles que mais usarão as armas em serviço, ainda não tem um plano de carreira digno….
.