O domingo (2) teve dois episódios inusitados envolvendo animais silvestres em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Primeiro, agentes da prefeitura capturaram uma serpente e, depois, resgataram uma arara-canindé. Ambos os casos aconteceram no distrito de Itaipuaçu.
De acordo com a Secretaria de Segurança Cidadã, a serpente estava dentro de uma casa no Jardim Atlântico. Agentes do Grupamento Especial de Defesa Ambiental (Gedam) foram acionados por moradores da região e foram até o local onde o animal estava.
A equipe utilizou um pinção (instrumento destinado para a captura e manejo de répteis), garantindo a integridade do animal silvestre, sem ocasionar ferimento. Por fim, a cobra não apresentava lesão e, por isso, foi devolvida ao seu habitat natural.
O Gedam ainda resgatou uma arara-canindé adulta, na mesma manhã, no loteamento Portal dos Cajueiros. A ave silvestre foi encontrada debilitada, ecebeu os primeiros cuidados e foi encaminhada para avaliação especializada da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, garantindo recuperação antes de uma possível reintegração à natureza.
Prefeitura de Maricá faz alerta
A Secretaria alerta que, caso um animal silvestre seja encontrado, a população deve entrar em contato por meio do telefone 153 ou do Disque Ciosp: (21) 96809-1516. Importante frisar que a população não deve tentar resgatar, mexer ou afugentar os animais.