O Túnel Santa Bárbara seguirá interditado por tempo indeterminado no sentido Centro, após o desabamento na madrugada desta sexta-feira (13). O Centro de Operações Rio registrou a queda da estrutura da parede sobre a via, em um trecho de 45 metros, na galeria sentido Centro, enquanto o túnel estava fechado para a manutenção de rotina.
Pela manhã, a Defesa Civil municipal fez uma vistoria no local. Os técnicos avaliaram que há risco de desmoronamento das extremidades da parede e, desta forma, isolaram uma das pistas até que as partes ameaçadas sejam retiradas. Para que as equipes consigam trabalhar no reparo, a outra pista também foi interditada.
A Secretaria Municipal de Conservação informou que realiza desde fevereiro obras de revitalização no Santa Bárbara. No entanto, o problema ocorrido nesta madrugada, segundo a secretaria, não tem nenhuma relação com as intervenções, e ocorreram durante uma serviço da Light.
A concessionária de energia, por sua vez, confirmou que durante a obra de reestruturação da linha subterrânea de energia do túnel, “realizada pela empresa terceirizada EP, ocorreu uma intercorrência, o que levou ao fechamento temporário do túnel para garantir a segurança”. As informações são do O Globo.
No X (Antigo Twitter), o prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que problema não é grave. “A queda foi de uma parte do revestimento do túnel (que está em obras de reforma). Achamos que a reabertura seria mais rápida, mas vamos reabrir só uma faixa e proibir veículos pesados. Ou seja, teremos o trânsito na região- já complicado em uma sexta – ainda com mais problemas. Evitem a região hoje!” compartilhou Paes.
O serviço é feito por agentes da Secretaria de Conservação, CET-Rio, Comlurb e GEO-Rio. Por conta das intervenções, não é possível fazer o acesso pela Rua das Laranjeiras nem pelo Viaduto Engenheiro Noronha. O trânsito está liberado no sentido Zona Sul. Para minimizar os impactos, o COR indica que os motoristas sigam pelo Aterro do Flamengo.