A Polícia Civil esteve na casa do MC Poze do Rodo, na manhã desta sexta-feira (1º), numa operação contra rifas ilegais e lavagem de dinheiro nas redes sociais. O alvo do mandado de busca e apreensão é a mulher do funkeiro, Viviane Noronha. A Delegacia de Defraudações (DDEF) coordena os trabalhos.
Na operação, batizada como “Rifa Limpa”, os policiais também fizeram buscas em endereços de outros influenciadores. São eles Jonathan Luis Chaves Costa, o Jon Jon; Bolívar Guerrero Silva, cirurgião plástico; e Roger Rodrigues dos Santos, o Roginho Dú Ouro.
Os agentes cumprem dez mandados de busca e apreensão contra influenciadores e seus comparsas suspeitos de organização criminosa responsável por um esquema ilegal de sorteio de rifas pelas redes sociais e lavagem de dinheiro. A ação tem como objetivo apreender documentos que comprovem fraudes nos processos de realização das rifas e dos bens sorteados aos supostos ganhadores.
Segundo as investigações, ao divulgarem as atividades pelas redes sociais, os influenciadores visam lucros ilícitos à custa de um grande número de pessoas, utilizando mecanismos fraudulentos. Os sorteios são baseados em parâmetros da Loteria Federal, criando uma falsa aparência de legitimidade e segurança.
No entanto, não existe auditoria oficial para verificar o ganhador real. Os agentes também constataram que os integrantes do esquema utilizam um aplicativo personalizado, que levantam fortes suspeitas de fraude e em completo desacordo com a legislação vigente.
A delegacia acrescenta que a realização de rifas exige autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap), ligada ao Ministério da Fazenda, e apenas instituições sem fins lucrativos têm permissão para promover esses sorteios.
Funkeiro reage com deboche
Em uma rede social, Poze reagiu com deboche à operação e disse que seus advogados já estão cuidando de tudo. Além disso, simulou conversar com seus carros apreendidos através de uma televisão, afirmando que “papai já vai buscá-los”.
“Os caras vieram aqui em casa. Não foi sobre mim, foi sobre minha esposa. Mas nós tá super tranquilo (sic). Quando favelado começa a botar grana no bolso incomoda. Levaram meus carros, meus ouros, tudo. Estamos tranquilos, mas hoje foi sinistro”, reagiu o funkeiro.