O projeto da Guarda Municipal de Niterói de patrulhamento das ruas com uso de bicicletas vai chegar a Charitas ainda neste mês de setembro. O anúncio foi feito pelo Secretário de Ordem Pública, coronel Paulo Henrique, durante reunião com moradores de São Francisco e de Charitas, na Zona Sul de Niterói. A previsão é que, até o fim do ano, o programa seja estendido a mais bairros.
O patrulhamento preventivo é baseado em abordagem de proximidade com a sociedade, com o objetivo de evitar pequenos delitos e colaborar com a ordem pública. Em março, o trabalho foi implantando em São Francisco, onde duplas de guardas municipais circulam nas ruas.
No encontro com moradores, o coronel apresentou a avaliação do trabalho dos guardas e o projeto de expansão. Os moradores pediram mais ações para evitar a abordagem de flanelinhas em São Francisco, sobretudo na área dos restaurantes, e repressão ao estacionamento irregular nas proximidades das escolas. Também pediram vagas para motos e bicicletas na área comercial do bairro.
Já os moradores de Charitas sinalizaram a necessidade de atuação mais efetiva da ordem pública na orla da praia, sobretudo na alta temporada de verão, e ações para garantir a travessia segura de pedestres na Avenida Silvio Picanço.
