Depois que a Justiça Eleitoral barrou o registro de candidatura de Jorge Eduardo Mascote, Cláudio Ferreti (MDB) trocou de vice na disputa pela Prefeitura de Angra dos Reis. Mas a escolha continuou em família: Luís Eduardo Mascote (PP) vai substituir o irmão na chapa majoritária.
Em vídeo compartilhado tanto por Ferreti quanto pelo prefeito Fernando Jordão (MDB), os irmãos Mascote anunciaram a mudança.
Jorge Eduardo afirma que vai recorrer da decisão judicial, mas que “não caberia criar instabilidade para uma chapa que lidera todas as pesquisas. Luis Eduardo Mascote, meu irmão, seguirá ao lado de Ferreti”.
O comunicado foi feito horas depois da notícia que o juiz da 147ª Zona Eleitoral concordou com os argumentos do Ministério Público Eleitoral e indeferiu a candidatura de Jorge Eduardo, por considerar que ele está inelegível por ter tido as contas consideradas irregulares quando presidiu a Câmara Municipal, entre 2013 e 2014.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou o então gestor a restituir os cofres públicos em mais de 24 mil Ufirs, em referência a despesas irregulares, além de multa no valor de cinco mil Ufirs. Os gastos em questão estavam relacionados a passagens, transportes, traslados e hospedagens para servidores e agentes políticos participarem de eventos realizados fora do estado
“Não há dúvidas acerca de não se tratar de mera irregularidade e, sim, de irregularidade insanável, uma vez que foi consumada com prejuízo ao erário”, escreveu o juiz em trecho da decisão.