A primeira coleção de poesia do coletivo Escritoras Vivas será lançada no próximo dia 17 de agosto, às 17h, no Empório Vírgula, em São Gonçalo. Esta é a primeira publicação do grupo em parceria com a editora Mapa das Letras.
Os três livros, das autoras Cyntia Fonseca, Suzane Veiga e Yonara Costa somam 60 poemas inéditos, com assuntos que versam sobre os universos feminino e feminista como maternidade, mercado de trabalho, empreendedorismo, violência, além da própria literatura e a escrita criativa.
“Este é mais um passo no trabalho que começou lá entre 2016 e 2017, com o grupo de leitura Escritores Vivos. A Yonara percebeu que entrevistava mais autores do que autoras e teve a ideia do coletivo Escritoras Vivas, que se tornou realidade em plena pandemia, em 2021. Desde então, foram realizadas oficinas, parcerias, diversas ações, muitas mulheres lançaram livros. E de repente, percebemos que tínhamos textos na gaveta, mas sem publicar porque estávamos nos dedicando a outros trabalhos”, resume a jornalista Cyntia Fonseca.
Foi quando surgiu a ideia, também coletiva, de lançar a coleção de poesia das três fundadoras do movimento. Mais do que realização pessoal, elas acreditam que o ativismo e o empreendedorismo literários são um dos caminhos para a mudança na realidade de muitas mulheres.
“Há pouco ou nada de registro de produções femininas no início do século em São Gonçalo, por exemplo. Não porque não haviam mulheres trabalhando e escrevendo, mas porque ficavam sempre em segundo plano, à sombra de homens ou sob assinatura de pseudônimos. Então, a proposta é seguir na contramão desse apagamento. A gente tem um coletivo forte, diverso, de mulheres que produzem muito e que são protagonistas da própria história”, acrescenta.
Parceria e encontros
O Coletivo Escritoras Vivas completou, em janeiro, seu terceiro aniversário. Entre as principais novidades de 2024, além da parceria com a editora, as mais de 40 escritoras mantém encontros da iniciativa nacional Leia Mulheres e colunas literárias periódicas no site, além de outras ações pontuais.
Fundado com o objetivo de promover a expressão feminina na literatura e amplificar as vozes das mulheres, o Coletivo celebra a diversidade, a criatividade e a resiliência através de suas obras. Tudo começou em 2021, com oficinas de escrita gratuitas, realizadas por meio do edital federal Aldir Blanc, que resultaram no livro ‘Escritoras Vivas: coletivo de autoras gonçalenses’, disponível na Amazon e nas redes sociais do coletivo.
Para reservar a coleção de poesia Escritoras Vivas, para entrega via correios ou retirar no dia do lançamento, basta entrar em contato no WhatsApp (21) 98085-9575 ou pelo site da editora Mapa das Letras.