Neste domingo (21), segundo dia de convenções, mais partidos oficializaram seus candidatos a prefeito, com destaque para Belford Roxo, na Baixada Fluminense; Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana.
Bruno Lessa, foi confirmado candidato do Podemos em Niterói; Márcio Canella reuniu milhares de pessoas no bairro Santa Amélia para ratificar sua candidatura a Prefeitura de Belford Roxo, e não muito distante de lá, quase no mesmo horário, Matheus do Waguinho teve seu nome formalizado na disputa.
Em São Gonçalo, o deputado federal Dimas Gadelha teve o nome confirmado pela Federação Brasil da Esperança. Já o PMN vai entrar na briga com Viviane Carvalho.
Bruno Lessa (Podemos), Niterói
O Podemos chancelou Bruno Lessa como candidato à Prefeitura de Niterói nas eleições deste ano. A convenção partidária, realizada na Câmara Municipal, também oficializou as candidaturas de vereadores e vereadoras da coligação “Niterói Pode Mais”, formada pelos partidos Podemos, Avante, PMB e PRTB. Também ficou delegada à Executiva a escolha do vice, que acontecerá até 5 de agosto.
Advogado de 33 anos, Bruno foi vereador em Niterói de 2013 a 2020. Em 2013, presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Transportes Públicos, a CPI dos Ônibus.
Marcio Canella (PL), Belford Roxo
Em convenção partidária, o União Brasil confirmou o nome do deputado estadual e vice-presidente do partido Marcio Canella para disputar a Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A coligação “Belford Roxo de Todos Nós” é composta pelos partidos PL, MDB, PSDB, Avante, Cidadania, PRTB, Democracia Cristã e Mobiliza.
Na que deve ser a eleição mais disputada da Região Metropolitana do Rio, Canella largou na frente na primeira pesquisa Quaest sobre as intenções de voto na cidade da Baixada Fluminense. Teve 51% das respostas, enquanto Matheus do Waguinho (Republicanos), sobrinho e pré-candidato do atual prefeito, Wagner Carneiro, apareceu em segundo, com 25%.
Matheus do Waguinho (Republicanos), Belford Roxo
No mesmo dia, o sobrinho de Waguinho foi homologado pelo Republicanos candidato à sucessão na Prefeitura de Belford Roxo. A coligação “Belford Roxo vai continuar avançando” tem como vice Professor Julião, e é composta ainda pelo PSD, Agir, PDT, PT, Solidariedade, PCdoB e Podemos.
Atual presidente municipal dos Republicanos em Belford Roxo, Matheus disputa sua primeira eleição majoritária. Ele já foi secretário de Gestão e Inovação em Serviços Públicos na cidade.
Dimas Gadelha (PT), São Gonçalo
Convenção reunindo os partidos da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) oficializou o nome do deputado federal Dimas Gadelha (PT) para disputar a prefeitura da terceira cidade com maior número de eleitores do estado. A definição de vice será apresentada até o início de agosto.
Além da Federação, PSB e PSD também realizaram neste sábado, no mesmo local, a convenção definindo apoio a candidatura Dimas e escolhendo suas nominatas ao legislativo gonçalense. PDT e PRTB já apontam apoio ao petista.
Dimas Gadelha disputou a eleição em 2020 obtendo 183.811 votos e ficando em segundo na disputa pelo cargo de chefe do executivo gonçalense.
Viviane Carvalho (PMN), São Gonçalo
O Partido da Mobilização Nacional confirmou a candidatura de Viviane Carvalho à Prefeitura de São Gonçalo, em cerimônia que contou com a presença do deputado Fred Pacheco. O vice da chapa será José Roberto Cordeiro, que já foi presidente da Câmara Municipal.
Ex-chefe de gabinete na Secretaria de Planejamento do Estado que cresceu no bairro Jardim Catarina, Viviane tem espalhado sua “onda rosa” pela cidade levando informações e cartilhas sobre violência doméstica.
Registro até 15 de agosto
Segundo o calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos às prefeituras e Câmaras Municipais.
As agremiações terão até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Até lá, os nomes escolhidos podem ser alterados.