A chuva fraca que caiu neste domingo (30) não desanimou os cerca de 150 integrantes do Grupo de Trabalho (GT) sobre Turismo do G20. Em pleno inverno, visitantes de 30 países participaram de uma imersão no carnaval carioca com um minidesfile da Viradouro, campeã de 2024.
Tiveram direito a passistas, bateria, mestre-sala e porta-bandeira e até a cobra que encantou a comissão de frente da escola na conquista do título. A ação, organizada pela Prefeitura do Rio por meio da Riotur, faz parte de uma série de atividades que serão realizadas ao longo dos encontros preparatórios para a Reunião de Cúpula, em setembro.
A festa continuou na Cidade do Samba, com uma visita guiada ao barracão da escola, onde os participantes puderam conferir de perto o processo de confecção das fantasias e carros alegóricos. O encontro terminou, claro, em samba e feijoada.
A maioria dos participantes está no Rio pela primeira vez, como Muma Almzeouei, dos Emirados Árabes Unidos, que disse ter se emocionado ao conhecer o Sambódromo. “É indescritível a sensação de estar aqui. Estou me sentindo extremante acolhida e fascinada pela alegria e receptividade do povo carioca. Já estive em diversos lugares do mundo, e nunca vivi uma experiência como essa”, descreveu Muma.
Integrante da delegação de Portugal, Rita Roque teve a oportunidade de experimentar, pela primeira vez, um dos símbolos da cultura carioca: biscoito de polvilho e mate. “É fascinante estar aqui, conhecendo os detalhes do maior espetáculo da Terra, que eu só assisto pela televisão. Estou realizando um sonho!”
O presidente da Riotur, Patrick Corrêa, ressaltou que o evento “foi mais do que compartilhar a cultura carioca, foi uma oportunidade singular de mostrar aos integrantes das delegações a grandiosidade do carnaval do Rio de Janeiro”.
O GT de Turismo termina nesta segunda-feira (01), e um dos destaques da pauta do grupo de trabalho é discutir ideias de como prover turismo com sustentabilidade.