O Hemorio, em parceria com a Light, realiza até as 16h desta terça-feira (04) uma campanha de doação de sangue no Centro Cultural Light, localizado no Centro do Rio, com a finalidade de reforçar seu banco de sangue. A iniciativa é parte do Junho Vermelho, criada no país em 2015 para conscientizar sobre a importância da doação de sangue.
Para doar, é necessário portar documento de identidade oficial com foto. Podem participar da campanha quem tem entre 16 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos só podem doar mediante autorização dos pais ou responsáveis legais, que devem portar um documento de identidade. Os adultos que estiverem com crianças menores de 12 anos não podem doar se estiverem somente com o menor.
A doação não deve ser feita por grávidas e mulheres em período de amamentação; pessoas abaixo de 50kg; e indivíduos que tomaram vacina contra gripe nas últimas 48h ou contra febre amarela nos últimos 30 dias.
Para os homens, o intervalo entre doações deve ser de dois meses, sendo permitida até quatro em um ano. Já para as mulheres, o intervalo é trimestral, com o máximo de três doações anuais.
No ano passado, a iniciativa conseguiu coletar 95 bolsas de sangue, que permitiu a realização de 380 doações. Para o estado do Rio, a meta é que o percentual de doadores aumente de 1,4% para 3% da população até 2027.
Os interessados em doar sangue devem ir ao Centro Cultural Light, localizado na Rua Marechal Floriano, n° 168. O acesso ao local pode ser feito por ônibus; metrô (estações Central e Presidente Vargas); trem (Central do Brasil) e VLT (Camerino/Rosas Negras).
Em caso de dúvidas sobre a doação, pode-se consultar o site do Hemorio ou ligar para o Disk Sangue através do número 0800 282 0708