O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), afirmou que a nova previsão para a cidade do Rio é de chuvas fracas a moderadas, mas contínuas. As primeiras previsões indicavam chuvas extremas a partir da noite de quinta-feira (21), o que levou ao decreto de ponto facultativo pelo governador Claudio Castro (PL) e cidades das regiões Metropolitana e Serrana e também ao reforço de agentes do Corpo de Bombeiros, que dobrou seu efetivo após os alertas climáticos.
Paes segue no Centro de Operações monitorando a cidade em tempo real e atualizando a população sobre as chuvas. As orientações sobre evitar deslocamentos não essenciais está mantida. Em vídeo publicado há pouco no X (Ex-Twitter), ele agradeceu à população por seguir as recomendações: há 63% menos pessoas circulando no Rio nesta sexta (22). A capital encontra-se sob estágio de mobilização, o 2º numa escala de 5 categorias.
Mesmo com as chuvas mais brandas, o que é considerado positivo, o solo encharcado aumenta os riscos de deslizamentos, especialmente em áreas de risco, como nas comunidades.
Nas redes sociais, o prefeito afirmou torcer para que a previsão esteja errada e “que aconteça o que aconteceu na noite de hoje (que vinha uma coisa grande e não veio)”. O que mais preocupam as autoridades no momento não é a força da chuva, que tem caído em pontos isolados, mas o acumulado, cuja previsão até domingo chega em 200mm (sendo 150mm em menos de 24h), o que já ultrapassa a média para o mês de março.