Devido à previsão de chuvas extremas para os próximos dias, o Corpo de Bombeiros (CBMERJ) vai dobrar o efetivo de militares em serviço a partir desta quinta-feira (21), em áreas com maiores riscos de alagamentos, deslizamentos, inundações e desabamentos, como as regiões Serrana, Sul do Estado, Norte, Noroeste e Baixada Fluminense. As equipes ficarão de prontidão para possíveis ocorrências nessas localidades.
Membros da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec-RJ), além de meteorologistas, geólogos e hidrólogos do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) têm monitorado de forma ininterrupta a previsão do clima. Os agentes da Sedec alertam as prefeituras sobre a necessidade de informar a população (via SMS) em caso de chuvas fortes, ventania, raios e deslizamentos.
O alerta emitido pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemadem-RJ) prevê pancadas de chuva (moderadas e fortes) a partir da noite desta quinta-feira (21) até o domingo (24), por causa da chegada de uma frente fria ao estado do Rio.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um “aviso de grande perigo” para a Região Sudeste na próxima sexta-feira (21), alertando para volumes de chuva acima de 500mm, nivel similar ao da tragédia do litoral paulista de São Sebastião ou a da Região Serrana do Rio, em janeiro de 2011 e também para rajadas de vendo superiores a 100 km/h.. O acumulado previsto até este domingo, ultrapassa os 200mm.