As concessionárias de água do município do Rio passam a ser obrigadas a instalar hidrômetros dentro dos imóveis, em locais visíveis e de fácil acesso para leitura e manutenção. A obrigação está prevista na nova lei sancionada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) nesta segunda-feira (22).
De acordo com o texto, de autoria da vereadora Vera Lins (PP), a instalação de hidrômetros em calçadas, áreas externas ou em locais não autorizados pelos proprietários fica proibida.
Medida busca proteger o consumidor de furtos de hidrômetros ou danos nos equipamentos
Se o consumidor optar por manter o equipamento fora do imóvel, ele será responsável pela manutenção do hidrômetro e por quaisquer danos causados por terceiros. O descumprimento por estabelecimentos comerciais prevê multa de R$ 10 mil, que dobra em caso de reincidência.
Segundo Vera, a medida busca proteger os cidadãos de danos causados por instalações inadequadas, furtos de hidrômetros, interrupções no fornecimento de água e cobranças indevidas.
“Constata-se que atualmente vêm ocorrendo diversos danos nas calçadas dos consumidores devido à instalação de hidrômetros. A proposta busca garantir a segurança desses locais, já que marginais têm furtado esses materiais para revenda ou troca por entorpecentes”, escreveu a vereadora.



Isso é uma piada!!!! Tinha o local apropriado para o hidrômetro e instalaram o mesmo na calçada. Fiz a reforma e tive que tapar o buraco onde seria instalado o hidrômetro, na fachada. Agora a prefeitura diz que EU sou responsável pelos danos ? Já furtaram dezenas deles na rua . Quem vai arcar com a reinstalação? Eu? E se roubarem novamente a despesa e minha? Definitivamente não estamos em um país sério.
Aqui em Araruama, quando fui trocar a titularidade, me deram um termo de uso e manutenção de instalações, consignando que sou responsável pelo hidrômetro, mas não é que o danado está colocado na calçada?
Esse país é de loucos!
Bom dia para todos, Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Na minha umilde opinião isso vai dar uma dor de cabeça danada, pois nem sempre tem alguma pessoa em casa para atender ao responsável pela marcação no Hidrômetro sobre o consumo de água.
Por outro lado vai dá margem aos bandidos para efetuar vários assaltos nas residências, quem inventou isso teria que rever estas leis.
Continuem votando no EDUARDO PÃES
Compartilho de sua revolta. Este não é um país de loucos…. É um país de espertos, intocáveis e trouxas (em que nós somos os trouxas)…
Isto é o que o eleitor merece, ter mais uma responsabilidade tiradas dos sábios governantes, que é segurança pública, e colocada nas custas dos otários contribuintes, com a malandra intenção de não ficar sem água. Se não aceita o bobó paga os custos do hidrômetro furtado e ainda tenha a possibilidade de ter a residência acessada por ladrões, fantasiados de funcionários da empresa de água, já pensaram nisto. É não será INVASÃO pois VC deu acesso. Será que essa lei foi planejado pelo Lex Luther.
Se vc passa a ser responsável pelo hidrometro. Está mais do que certo. Cracuso Arrebentou o lacre do hodrometro do meu vizinho. O qual está na rua. Teve que pagar multa e teve dor de cabeça. Acabou indo para a Justiça.
Absurdo. Na verdade quem vai pagar pra desfazer a Lambança somos nós
Por mim, tanto faz, aqui em casa desde quando foram fazer a “manutenção preventiva” nunca mais teve água, são quase 3 anos sem uma gota d’água no hidrômetro, até retirei ele de rua por conta disso e está lá sem água, por sorte o poço e a bomba d’água não me deixam na não nunca, eu até pagava a água, mas depois desse descaso parei de pagar e vieram cortar o que eu não tenho a quase 3 anos, resumindo, agora tenho água de graça kkkk
Quem falou que eles precisam de acesso pra medir o consumo de água?… aqui onde moro eles não chegam nem perto do medidor , alegando que tem autorização pra fazer uma estimativa por conta deles que resulta numa conta mais auta a cada mês . Estão sempre nos ferrando de jeito ou de outro…
E quem trabalha e mora só quem abrirá o portão para o marcador marcar a água? Será q terei q dá a ele uma copia da chave do portão????? Ta de sacanagem né prefeito? Se isso for pra frente mesmo, quero ver onde irão instalar, pois minha garagem fica o carro e o sumidouro da casa. Terei q repensar o meu voto em prefeito.
Falta de interpretação de texto ou não atenção ao texto? Na divulgação está dizendo que a instalação do hidrômetro ficará visível , espero ter ajudado
Fiz todo o procedimento para a instalação interna , a instalação ficou perfeito, e aí, VEIO AS AGUAS DO RIO , DISSE QUE O PADRÃO SERIA NA ÁREA EXTERNA (NA CALÇADA) FIZERAM UM BURACO NA CALÇADA E POR FIM , A INSTALAÇÃO DO HIDRÔMETRO, MAIOR DOR DE CABEÇA, MATERIAL DANIFICADO , PESSOAS QUE ABREM A CAIXA E FECHAM A ÁGUA…UMA LOUCURA
Pior é pagar por água que não chega nas caixas. E muito mais revoltante é que a segurança é dever do Estado, como diz a constituição Federal. A falta de segurança faz com quê hidrômetros sejam furtados. A justiça e governantes estão contra um povo que não sabe votar e ainda briga por políticos corruptos, seja de esquerda ou de direita. Ano que vem tem eleição, e os mesmos políticos serão os votados.
O engraçado disso tudo é o seguinte fica nessa palhaçada de hidrômetro e ninguém fala nada imprensa não fala nada ninguém falando nada sobre as contas astronômicas que estão chegando nas mãos dos consumidores fora o serviço que é um lixo .Quer dizer então arrebentam sua calçada aí agora vão passar de novo para colocar os hidrômetros dentro das casas aí ainda tem a panchorra de pegar e colocarem a culpa no consumidor se o mesmo for roubado ou vandalizado é sempre assim enquanto o povo brasileiro tiver a mercê desses políticos que só fazem m**** a coisa não vai mudar ainda por cima o serviço não mudou que você vai virar porteiro de funcionário da cedae todo dia da marcação e continua sendo a mesma água podre que costumamos consumir é brasileiro principalmente carioca tem que rever os seus conceitos, enquanto continuar se preocupando com carnaval festa de fim de ano futebol bunda e cerveja isso aqui nunca vai mudar.
Bom dia para todos, Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Na minha umilde opinião isso vai dar uma dor de cabeça danada, pois nem sempre tem alguma pessoa em casa para atender ao responsável pela marcação no Hidrômetro sobre o consumo de água.
Por outro lado vai dá margem aos bandidos para efetuar vários assaltos nas residências, quem inventou isso teria que rever estas leis.
Proteger de furto? Furto pior é a falta d’água todos os dias só vem de madrugada
AO INVÉS DE DAR SEGURANCA, E FISCALIZAR OS FERROS VELHO, NÃO, É MAIS PRÁTICO CULPABILIZAR O CONSUMIDOR !!!!
Eles instalam hidrômetro na calçada onde a responsabilidade é deles mas querem passar a mesma para você… Isso quer dizer que o serviço é pago por você,mas quem decide o que você vai ter são eles. Eles tem controle sobre você e você não tem direito a saber de nada! O que você vai ver no final é apenas o que eles decidirem te mostrar. A conta com o preço de consumo chega, mas a água não. Entre quatro ruas vizinhas com água, uma deixou de ter frente as outras três. E a conta chegando com a cobrança do consumo no final do mês. Chuvas não trazem falta d’água! A população brasileira tem que acordar.
Ainda bem que não permiti a instalação do hidrômetro na calçada. Se estivesse feito o que a água do Rio queria estava ferrado. Que país de merda é esse.
Com urgencia deveriam colocar o pagamento pela leitura atual e não poe estimativa ,é para isso que serve o hidrometro pois a aguas do rio está entregando com antecedencia para 2 meses afrente.
Verdade. Cobram por estimativa, que o STF já proibiu, e há uma lei no RJ que também impede. Mas, o governador recebeu uma boa comissão na privatização da CEDAE. São 10 dias de distribuição de água e 20 de falta de água. E a conta chega com 32 dias de distribuição. Um mês tem no máximo 31 dias. Cadê o PROCON? Cadê os deputados e Vereadores que se dizem contra a corrupção? Que se dizem representantes de seus eleitores?
Pelo que Entendi haverá um retrocesso vai voltar tudo como era Antes mas não Estava funcionando porque mudaram só prá controlar se vc estava gastando mais do que é permitido na conta Esses
Governos Federal Estadual e Municipal
São tudo um bando de Noia eles liberaram
a colocação fora do Imóvel aí os
Meninos do bem começaram a furtar os
mesmos aí o cliente que não autorizou e
não solicitou é que paga a conta pela Incompetência deles isso é Brasil ainda bem
que eles não mexeram no meu.
E quem já tem o hidrômetro na calçada, vai ser removido o mesmo?
Mas foi eles que o colocarão.
Esse é o preço das privatizações , mau atendimento é empresas que metem as mãos no bolso da população entregando um serviço de péssima qualidade .
Quanto aos hidrômetros , eles tem que ser colocados no muro voltado para fora. Coloca- se uma portinha de ferro com cadeado para que não seja roubado o hidrômetro .
Fora isso é sacanagem mesmo . Depois que essa água do Brasil , aguas do Rio pegou a concessão piorou muito , muito mesmo . Com a CEDAE eramos felizes é não sabiamos.
Com prazer, relato que diferentemente das concessionárias de energia e gás e telefonia, que só podem cobrar depois que o cliente pede instalação e usa; a concessionária de água, está cobrando a instalação, e mesmo sem o cliente pedir a instalação ou mesmo sem estar usando uma gota sequer do serviço; estas concessionárias estao cobrando uma taxa mínima por mês.
Eu entendo que isto não pode ser legal, isto é um abuso, e estão levando o nome de quem não é cliente para o SPC/Serasa.
Obs.: Já fica a dúvida se esta concessão foi realizada publicamente entre companhias concorrentes ou se foi entregue por falcatrua.
Alguém precisa se levantar contra estas arbitrariedades.
Concordo inteiramente com essa nova lei da vereadora Lins e sancionada pelo prefeito Eduardo Paes. Basta que o hidrômetro seja instado na área interna da residência, junto ao muro, com o visor do hidrômetro visível pelo lado externo do muro, a fim de que o leiturista das concessionárias possam escanear o hidrômetro e emitir a fatura de consumo, sem que precise da presença do proprietário/consumidor. A fatura deverá ser colocada na caixa dos Correios. Simples assim.
Vou colocar uma grade de proteção em volta do hidrômetro! Isso é invasão de privacidade. Sendo eu serralheiro farei uma grade que será fechada com cadeado 🔓 ou fechadura própria para a grade.
Só uma dúvida, como irão fazer nas comunidades?
Na minha casa eu não vou deixar tem trinta dias estalaram na calçada e agora querem quebrar o piso do meu quintal,sem contar a perturbação de todos meses fica esperando , aqui NÃO.