Treta ao melhor estilo quinta série na Assembleia Legislativa (Alerj). O deputado Renato Machado (PT) não gostou nada de Renan Jordy (PL) — que tem largo histórico de confusões na casa — ter chamado parlamentares do PT e do PSOL de “claque esquerdista” e desafiou o irmão de Carlos Jordy a “esperá-lo lá fora”, após o plenário desta terça-feira (17).
O pugilato verbal começou quando Jordy anunciou que, juntamente com Filippe Poubel (PL), irá propor agraciar Jojo Todynho — mais nova queridinha entre os bolsonaristas — com a Medalha Tiradentes. Contudo, aproveitou a fala para atacar as legendas de esquerda.
“Gostaria de prestar minha solidariedade à Jojo Todynho, que saiu da senzada ideológica. PT, PSOL, essa claque esquerdista. Eles odeiam todos aqueles que pensam ao contrário, verdadeiros escravocratas do século XXI, senhores de engenho, capatazes de quem tem pensamento contrário”, vociferou.
Filiado ao PT desde 2007, Machado ficou uma fera com as palavras de Jordy e, tal qual nas clássicas confusões de escolas primárias, disparou um “me espera lá fora”, com dedo em riste, para o coleguinha de classe, ops, de parlamento.
“Quando você se dirige à ‘claque’, está me incluindo. Você me respeite. Sou um cidadão de bem, pai de família, pastor evangélico e negro. Se você quiser arrumar problema pessoal comigo, você arruma lá fora. Me espera sair ali fora, depois que acabar o plenário. Se quiser falar de pessoas, aqui tem nome de pessoas nessa casa. Me espera lá fora e me chama de claque lá fora”, bradou.
Coube à deputada Tia Ju (Republicanos), que presidia a sessão, incorporar o papel de “diretora” e acalmar os ânimos. No entanto, toda a “classe” acabou punida. Ela decidiu que não iria conceder mais, até o final da sessão ordinária, o “pela ordem” — instrumento regimental usado solicitar informações sobre o andamento dos trabalhos da sessão.
“Se eu soubesse que [a fala] seria para desqualificar nosso rito do parlamento, jamais autorizaria direita, esquerda ou centro. Por isso que não darei ‘pela ordem’, só ‘questão de ordem’ para tratar da pauta. Se fugir da pauta, irei interromper”, puniu Tia Ju.