O consórcio Nova Via Mobilidade assume oficialmente, a partir deste sábado (30), a operação assistida dos trens urbanos do estado do Rio. Após uma fase de transição nas últimas semanas, a SuperVia realizou suas últimas viagens nesta sexta (29) e já passou o comando para a nova empresa. O serviço, agora, passa a funcionar sob o nome Trens RJ.
Por ora, de imediato, o serviço não deve passar por muitas mudanças. As linhas, os horários e o funcionamento das estações seguem os mesmos neste primeiro momento de operação. A nova identidade visual do sistema também será adotada de forma gradual ao longo dos próximos meses.
Planejamento estadual para sistema de trens prevê investimento de R$ 600 milhões
A nova operadora dos trens assinou um contrato de permissão com duração de cinco anos. O plano do governo do estado prevê o investimento de mais de R$ 600 milhões nos próximos cinco anos para a recuperação da infraestrutura ferroviária. A verba tem como destino a substituição de trilhos, dormentes e postes, além da modernização da rede aérea e da revitalização de transformadores.
De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, um montante de R$ 160 milhões já foi aplicado na malha desde o início do período de transição. O cumprimento das metas contratuais está sendo fiscalizado por uma auditoria independente.


Os trens que faz o ramal de Belford roxo é uma vergonha, só tem 4 vagões,e o valor é o mesmos dos que são 9 vagões, não tem expresso, fica super cheio, somos esquecido, não adianta enfeitar as estações si os trens não muda, merecermos respeito colocando trens maiores e expressos ou diminua o valor da postagem uffffff
Isso é uma vergonha estarmos largando