O valor total da verba investida pelo Rioprevidência em fundos ligados ao Banco Master é quase três vezes maior do que o estimado inicialmente — é o que apontam as informações divulgadas pela Polícia Federal sobre a operação que enviou agentes à casa de Cláudio Castro (PL), ex-governador do Rio.
Inicialmente, estimava-se que o fundo estadual, que cuida das aposentadorias dos servidores, tinha aplicado R$ 970 milhões em letras financeiras suspeitas do Master. A autarquia chegou a confirmar o investimento, feito entre outubro de 2023 e julho de 2024.
Agora, no entanto, a PF identificou a aplicação de mais R$ 2,01 bilhões em aportes feitos depois de julho. A verba foi destinada a fundos de investimentos do mesmo banco.
Com isso, o total investido pelo Rioprevidência enquanto Castro estava no governo chegou a R$ 3 bilhões, segundo apontam as investigações.
Rioprevidência investiu verba em fundos considerados arriscados
Os novos gastos identificados ainda estão sendo apurados pela PF, que cumpre dez mandados no Rio e em Brasília para investigar o caso nesta terça. Já os valores identificados anteriormente foram feitos em letras financeiras do Master.
Segundo as investigações anteriores, o investimento não tinha cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e ignorava critérios básicos de segurança, o que, na prática, colocava em risco o patrimônio do Rioprevidência. A autarquia é responsável pelos pagamentos de 235 mil aposentados e pensionistas.
As irregularidades das letras financeiras foram sinalizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) antes dos aportes. A Corte acompanhou as movimentações há mais de um ano por conta do perfil de risco dos ativos. Em outubro de 2025, o TCE chegou a emitir um alerta formal sobre a irresponsabilidade na gestão dos recursos e proibiu o Rioprevidência de realizar novos aportes em papéis administrados pela instituição financeira.


Porque não prenderam ainda todos esses ladrões do Rioprevidência? Estamos a anos sem aumento real e essa gente fazendo bagunça com nosso sofrido dinheiro? Cadeia pra essa escória que esses governantes colocam em posições tão cirúrgicas! Precisam de qtos mais advogados e qtas mais provas?
Estes vagabundos corruptos tem que ser presos, e todos seus patrimônios revertidos ao caixa do rio previdência, já!
Pergunta que não quer calar: “Onde está o dinheiro?”
Somente um comentário………quando passar o período eleitoral esse circo de acusações vai passar e os servidores ficarão à míngua, vendo todos os cargos serem preenchidos novamente e os desmandos acontecido de novo?
O extertor do Estado do Rio de Janeito, fruto das más escolhas de seu povo.
Lucia Helena Santo. Que governo RJ de ladrões, estamos sem aumento há muitos anos. Eles comendo filé carne banhada em ouro, e muita falta de respeito. Esse governo é pior e ou igual ao Sérgio Cabral.
Mais os servidores ativos estão ganhando bem, vali alimentação de R$2.500,00 vale refeição de R$1.480,00 auxílio saúde de até R$3.500,00 auxílio colégio até R$3.000,00 para cada filho.
Elegeram esse verme PAULISTA para governar o Rio… Realmente, o carioca é muito imbecil!
Aposentados do RJ há 11 anos sem um mísero aumento, uma reposição chorada de 13’5% em 2021 e a metade da metade só agora porque esse governador interino está botando ordem na casa, ao que parece. Cláudio Castro e sua corja não valem 1 centavo! Cadeia pra todos.
Aposentados do RJ há 11 anos sem um mísero aumento, uma reposição chorada de 13’5% em 2021 e a metade da metade só agora porque esse governador interino está botando ordem na casa, ao que parece.
Para solucionar esse problema seria muito simples. Primeiro resgatar o dinheiro rastreando de maneira técnica e de maneira grosseira forçando esses larápios a responder e depois com tantas provas comprobatórias prender os responsáveis principalmente esse vigarista e falso religioso ex governador Castro, que já possui outros deslizes antes de assumir o governo do Rio, enquadrando em vários artigos do Código Penal. Simples assim, mas não sei porque(forças ocultas) o trâmite legal e normal não é seguido. Cadê as autoridades que são obrigadas a atuar? Ministério Público, TCE, Procuradoria Geral do Estado, Alerj. Só a Policia Federal que trabalha?