Renato de Paula, irmão do deputado federal Otoni de Paula (MDB) e filho do deputado estadual Otoni de Paula Pai — que morreu no último dia 27 — vai pedir socorro, nesta segunda-feira (17), ao governador Cláudio Castro (PL).
Ex-presidente da Suderj, Renato é pré-candidato a vereador do Rio. Brigado com o irmão Otoni, tinha no pai o pilar de sua pré-campanha. Com a morte do deputado, o moço está sem prumo.
O vídeo de Otoni
As tretas familiares, aliás, tendem ao acirramento. Renato é o pré-candidato pelo MDB, mas o irmão Otoni brigou com o partido. Num vídeo divulgado nas nas listas de transmissão, Otoni disse que sua pré-candidatura à Prefeitura do Rio “foi rifada pelo MDB e pela cúpula do PL no Rio”. Mesmo assim, diz na gravação, procurou o pré-candidato do PL, o deputado federal Alexandre Ramagem, e o senador Flávio Bolsonaro. Sugeriu que fosse convocada uma entrevista coletiva, na qual ele anunciaria seu apoio a Ramagem.
“Mas parece que eu não sou interessante para eles. Aprendi que devo estar onde sou celebrado, e não tolerado”, disse.
Coincidentemente — ou não — foi logo procurado por Eduardo Paes (PSD) e, depois de uma conversa, decidiu seguir na campanha pela reeleição do prefeito. A turma da direita não gostou nem um pouquinho da guinada e, como se diz na política, Otoni está no sal com o partido do presidente Jair Bolsonaro e com os bolsonaristas.
Renato tem o irmão, e não precisa de inimigos: se o governador não ajudar, seu projeto vai por água abaixo.