Quase oito meses após a ordem de início das obras, a recuperação do túnel do Tibau — que conecta a lagoa de Piratininga, em Niterói, ao oceano — ainda não começou a sair do papel. Nesta quarta-feira (19), o prefeito Rodrigo Neves (PDT), que deu a ordem de início em março, publicou um vídeo nas redes sociais pedindo ajuda ao governador Cláudio Castro (PL) para conseguir a licença do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que libera a intervenção no trecho.
“Eu queria pedir ao governador que oriente o Inea para agilizar a concessão dessa autorização, porque já são sete meses que a Prefeitura de Niterói está esperando uma mera licença, um documento do Inea para reformar um túnel e iniciar essa obra tão importante para as lagoas”, disse Neves.
O túnel do Tibau foi construído pelo governo estadual em meados dos anos 2000, mas desmoronou em 2019. O canal faz a manutenção do fluxo entre as águas do mar e o sistema lagunar da cidade. Em junho, durante um evento da Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga (APALAP), o prefeito chegou a afirmar que as intervenções no local estariam “prestes a sair do papel” e que o processo de obtenção da licença estava na “fase final”.
No fim de semana, centenas de peixes mortos apareceram na lagoa em Niterói
O pedido do prefeito nas redes acontece alguns dias após o Inea informar que vai realizar nova análise das águas da lagoa de Piratininga. Durante o final de semana, diferentes pontos da lagoa ficaram tomados por centenas de peixes mortos. O episódio chamou a atenção de moradores e pescadores que atuam na região.
O órgão estadual disse que a temperatura elevada, o período recente de estiagem e as condições e nível da água podem ter provocado o aumento no índice de mortandade da fauna lagunar.
Já a prefeitura de Niterói apontou que a responsabilidade pela gestão da lagoa seria do governo estadual, mas que o município assumiu o encargo de realizar a desobstrução do trecho. O projeto contratado pelo executivo municipal vai custar R$ 38,8 milhões e deve ficar pronto em 24 meses após o início das obras.


A morosidade do órgão compromete a execução de uma obra essencial para o equilíbrio ambiental da Lagoa de Piratininga e intensifica problemas já evidentes, como a recente mortandade de peixes.
A situação evidencia falha administrativa significativa e reforça a necessidade de uma atuação mais eficiente por parte do INEA.
Vai ser uma obra mais que essêncial ,a lagoa está morrendo e não estão nem aí só querem cobrar das empresas privadas ,mais onde eles estão matando a lagoa o Inea ,sos prefeitura,prefeito está de parabéns pra cima deles já 👍
O INEA é um órgão ultrapassado você vai neste órgão e parece que você voltou no tempo década de 80 as pessoas os móveis a velocidade é da década de 80 os papéis empoeirados roda de mesa em mesa no INEA ainda tem arquivista haja paciência vai morrer muito peixe 😴😴
É um crime o que está acontecendo com a lagoa de Piratininga. Além da mortandade de peixes o cheiro é insuportável. Os governantes deveriam ter mais sensibilidade, comprometimento e responsabilidade com a gestão pública.
O INEA é uma farsa. Analisa as águas de Rio das Ostras e não divulga a da Lagoa do Iriri e não divulga por estar sempre imprópria.
Prefeito de Niterói: usando a pauta ambiental para enriquecer as empreiteiras “amigas”
Há pelo menos 1 década a Lagoa de Piratininga agoniza, enquanto Rodrigo e Axel fazem o teatro político, que nunca teve o objetivo de resolver a condição de deterioração do local definitivamente
Agora, um deles vem para as redes sociais, apelar ao governador : malícia , incompetência ou inércia mesmo ?
Moro no bairro Cafubá e assim como os demais moradores ,tenho sofrido com o mal cheiro que chega a minha casa vindo da lagoa devido a mortandade absurda de peixes !
Ontem fui com a minha neta de 07 anos ver de perto a situação. Ela ficou arrada ao ver tantos peixes mortos. É realmente caótica e de cortar o coração !
E pensar que essa triste situação ja poderia estar próxima de acabar se houvesse um pouco de comprometimento e responsabilidade por parte de quem tem o poder de agir em relação a burocracia que impede que as coisas avancem ! Uma pena !!
Não entendo o prefeito, bate no Estado, depois exige que um procedimento técnico, tenha intervenção política? Ou o projeto do município não encontra mínimas condições técnicas. Vamos transformar o Tibau na margem equatorial em Niterói? Se necessita de avaliação técnica, é por que exigências estão ocorrendo.
De que adianta essa FANFARRONICE de COP 30, se não conseguimos ter ALINHAMENTO interno para resolver esses do nosso dia a dia, será que é só para conseguir verbas internacionais ? Fico muito triste pelos nossos ecossistema que vão se degradando por falta de COMPETÊNCIA dos órgãos responsáveis pelo mesmo, simplesmente TRISTE.
Vai ser uma obra mais que essêncial ,a lagoa está morrendo e não estão nem aí só querem cobrar das empresas privadas ,mais onde eles estão matando a lagoa o Inea ,sos prefeitura,prefeito está de parabéns pra cima deles já 👍
É um cabide de emprego. Órgão de regulação política e não técnica. A exemplo do MP e Polícia Federal deveria renovar seus quadros.
Um órgão como o INEA que deveria estar preocupado com o meio ambiente na verdade faz politicagem com o poder que tem. Com isso, obras essenciais sofrem atrasos absurdos em nome de picuinhas políticas. Nesse caso, os peixes da lagoa estão pagando o preço dessa palhaçada.