Três policiais militares do 4° BPM (São Cristóvão) foram presos, na madrugada de quinta-feira (4), por suspeita de terem extorquido um motociclista durante abordagem em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Os agentes teriam exigido R$ 300 para liberar a motocicleta de uma fiscalização.
Segundo a vítima, ele foi abordado pelo militares que estavam em motopatrulhas. A motocicleta abordada estava sem placa, mas, segundo o motorista, o item estava dentro de sua mochila. Ela relata que houve uma negociação e o valor para liberação do veículo ficou acordado em R$ 100.
Em seguida, o motociclista resolveu denunciar o caso à 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM). Os agentes foram chamados e, no celular de um deles, foi encontrada a foto do comprovante do depósito feito pela vítima.
Além disso, nenhum dos três policiais estava com suas Câmeras Operacionais Portáteis ativas. Eles foram autuados em flagrante, receberam voz de prisão e tiveram suas armas apreendidas. Os policiais foram encaminhados à Unidade Prisional da PM (UP/PMERJ), em Niterói, onde estão à disposição da Auditoria de Justiça Militar.
Procurada, a PM afirmou que não tolera em hipótese alguma desvios de conduta por parte de seus entes, punindo com rigor os envolvidos quando constatados os fatos.
Reforçou que os policiais envolvidos neste caso foram presos em flagrante pela Corregedoria da Corporação e encaminhados para a Unidade Prisional da PM em Niterói.
Foi aberto um procedimento apuratório interno para análise das circunstâncias dos fatos. Equipes das 8ª DPJM, unidade subordinada à Corregedoria, auxiliaram nas ações.