A Força Nacional deverá permanecer no estado do Rio até o dia 3 de setembro. A nova prorrogação — a quarta — feita pelo Ministério da Justiça foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (05). O prazo de permanência foi estendido em 90 dias.
As Forças Armadas chegaram ao estado em outubro de 2023, por ordem do então Ministro da Justiça Flávio Dino. Desde então, cerca de 300 agentes, além de outros 250 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuam no reforço à segurança pública no estado. As prorrogações têm sido solicitadas pelo Governador Cláudio Castro (PL).
Atuação da Força Nacional em portos e aeroportos não é renovada
Chegou ao fim nesta terça (04), a Garantia da Lei e Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro, assinada em novembro de 2023. A previsão inicial é que ela fosse concluída no início de maio, mas acabou prolongada por 30 dias.
As ações da GLO no Rio contavam com a atuação da Força Nacional, da Polícia Federal, da PRF e da Receita Federal; além do Exército, Marinha e Aeronáutica. A medida foi acionada após o episódio em que 35 ônibus e um trem foram incendiados por criminosos, como retaliação à morte do miliciano Matheus da Silva Rezende, de 24 anos, sobrinho de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho.