A Prefeitura do Rio autorizou um patrocínio de R$ 350 mil ao “JA de Verão” 2025, evento cristão promovido pela Igreja Adventista, que reúne anualmente milhares de fiéis na praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. A medida foi aprovada pela Secretaria municipal da Casa Civil e publicada no Diário Oficial no dia 18 de dezembro.
Além de patrocinar o evento, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), já havia publicado, em 27 de junho deste ano, a inclusão do “JA de Verão” no Calendário Oficial da cidade. A proposta foi apresentada pelo vereador Alexandre Isquierdo (União).
A celebração, que ocorre há 15 anos na orla da Barra da Tijuca, tem como principal objetivo atrair os jovens para mais perto da fé cristã. O “JA de Verão” conta com reflexões e mensagens religiosas, apresentações musicais e diversas atividades.
Aproximação com evangélicos
Este movimento de aproximação com o público evangélico não é isolado. No dia 15 de dezembro, Paes anunciou a construção do primeiro centro temático do município, “A Terra Prometida”, que será instalado em Santa Cruz, na Zona Oeste, onde atualmente funciona a Cidade das Crianças Leonel Brizola. O equipamento será inspirado na cultura evangélica.
Além disso, pela primeira vez na história, o réveillon de Copacabana, um dos maiores eventos de Ano Novo do mundo, contará com um palco dedicado exclusivamente à música gospel, no retorno do Palco Leme. A celebração contará com apresentações de cantores como Thalles Roberto e Fernanda Brum.
Cabe destacar também que o apoio evangélico foi essencial para a reeleição de Paes nas eleições deste ano. Segundo dados do Datafolha, um mês antes da votação, Paes conseguiu ampliar seu apoio dentro desse grupo, alcançando 55% de intenções de voto entre os evangélicos, um número expressivo, considerando os 46% registrados no início de julho de 2024.
Por FÁBIO MARTINS e LUCAS LUCIANO