Ônibus intermunicipais e executivos vão entrar em fase de testes para que as imagens das câmeras internas sejam disponibilizadas em tempo real para a Polícia Militar no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Nesta terça-feira, o secretário da PM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, se reuniu com representantes da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro) para tratar do projeto. A proposta é iniciar com algumas linhas e estender gradativamente.
Em reunião na tarde desta quarta-feira (10), ficou acordado que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Transportes da Alerj farão uma audiência pública com representantes das empresas para discutir a iniciativa, na tentativa acelerar o início do projeto.
Assaltos em alta
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que o índice de roubos a ônibus nos arredores da Rodoviária do Rio subiu mais de 152% entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024. A área analisada inclui os bairros de São Cristóvão e Caju, que são acessos à Avenida Brasil e à Ponte Rio-Niterói.
A preocupação com a segurança dos ônibus aumentou depois que um homem manteve 16 pessoas reféns por três horas em um coletivo na Rodoviária Novo Rio, em 12 de março.
Duas pessoas foram baleadas, entre elas o petroleiro Bruno Lima da Costa Soares, de 34 anos. Ele foi atingido tês vezes por Paulo Sergio de Lima, que tentava fugir para Juiz de Fora, e atirou em Bruno por confundi-lo com um policial.
Paulo Sergio está preso de forma preventiva e, no último dia 21, foi denunciado pelo Ministério Público do Rio (MPRJ) por duas tentativas de homicídio e por sequestro, além de cárcere privado. Já Bruno passou por três cirurgias e continua internado no Hospital Samaritano.