O mobiliário urbano da cidade do Rio vai passar por processos de revitalização e modernização com investimento de até 460 milhões. A Prefeitura do Rio lançou o edital de concessão no Diário Oficial desta sexta-feira (24).
Serão concedidos simultaneamente quatro lotes, que abrangem abrigos de ônibus e painéis de publicidade, relógios digitais, telas publicitárias do sistema de bicicletas compartilhadas do Bike Rio, e estações e terminais do sistema de BRT.
Segundo as regras do certame, pelo menos 30% dos relógios deverão ter medidores de umidade e 20% dos abrigos de ônibus vão precisar de sistema de segurança contendo câmeras e um botão a ser acionado em casos de emergência. O dispositivo, quando acionado, vai disparar um alerta para a central de controle da empresa concessionária, que fará a análise das imagens em tempo real e, em casos extremos, mobilizará as forças de segurança.
A concessão permitirá que a cidade do Rio receba mais de 1.800 novos abrigos de ônibus e 202 novos relógios digitais. Os equipamentos já existentes passarão por um processo de reforma e modernização. O investimento estimado de R$ 460 milhões é ao longo de 20 anos. Os quatro contratos, somados, garantem ao município uma outorga fixa com valor mínimo de R$ 644 milhões, com uma variável de 5% sobre o faturamento bruto. A entrega das propostas de concessão será feita no dia 27 de junho, já o leilão ocorrerá em 3 de julho.