Entrou na pauta da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta terça-feira (04), um Projeto de Resolução da Mesa Diretora que muda o horário das sessões ordinárias para o período da manhã. Pela proposta, a pauta de votação de terça a quinta-feira seria das 10h ao meio-dia, seguida pelo expediente final. O “pinga-fogo” deveria terminar às 13h30.
O projeto que altera o Regimento Interno da Casa sugere ainda que as reuniões das comissões, permanentes ou de inquérito, sejam marcadas no intervalo entre 14h e 18h. Já as sessões solenes passariam para as 15h, com possibilidade de agendamento de segunda a quinta.
O Projeto de Resolução com as mudanças fica aberto para recebimento de emendas por três dias. Entretanto, a assessoria de imprensa da Alerj informou que o objetivo é adequar o horário no Regimento apenas durante o período eleitoral.
Em abril, o presidente Rodrigo Bacellar (União) já havia informado que, em virtude das eleições municipais, as sessões ordinárias das quintas-feiras seriam realizadas às 10h30 a partir deste mês de junho. A medida valerá até 1° de novembro, ou seja, logo após o segundo turno.
“A Mesa Diretora aproveitou um projeto de 2023, mas vai ajustar com emendas para que a mudança se aplique apenas às quintas-feiras e no período acordado pelos parlamentares em plenário”, informou, acrescentando que, neste dia 6 de junho, a aplicação do novo horário valerá após a aprovação do projeto.